Que o Brasil é um lugar repleto de aromas e sabores únicos todos nós sabemos; do acarajé baiano, ao tutu de feijão mineiro, todo brasileiro tem orgulho dos pratos regionais típicos. O que muitos de nós desconhecem, é a alta gastronomia brasileira: os grandes chefs e restaurantes com reconhecimento internacional. Sim, o nosso país é repleto de experiências gastronômicas preciosas.
Um bom exemplo, são os nove restaurantes classificados na icônica lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2020 (Latin America’s 50 Best). O paulista, A Casa do Porco (idealizado pelos chefs Jefferson e Janaína Rueda) ganhou o 4° lugar, subindo duas posições do ano passado para cá.
Na sequência temos: Oteque (12 º), de Alberto Landgraf; D.O.M. (13º), de Alex Atala; o Lasai (21º), de Rafa Costa; o Maní (23º), de Helena Rizzo; o Evvai (26º), de Luiz Filipe Souza; o Mocotó (33º), de Rodrigo Oliveira; o Manu (44º), de Manu Buffara ,o Corrutela (50º), de César Costa.
A cidade de São Paulo, se confirma como grande polo gastronômico, concentrando 6, dos 9 restaurantes listados. Quer saber um pouco mais sobre alguns desses estabelecimentos? Então vem com a gente!
A Casa do Porco: Situado no centro de São Paulo, idealizado pelos chefes Janaina Rueda e Jeffeson, a Casa do Porco pode parecer aqueles lugares improváveis, mas é tão famosa pelo carro-chefe – claro – de carne suína San Zé, que chega a ter filas na porta da abertura ao fechamento.
Como opção, o menu degustação vem em porções de sushi, tartare, minivirado e outras delícias da cozinha paulistana.
Os chefs também comandam o famoso “O Bar da Dona Onça”, e Janaína Rueda ganhou o prêmio de Ícone de Expressão Americano (American Express Icon Award 2020).



D.O.M : Com duas estrelas Michelin, o restaurante do chef Alex Atala faz jus ao reconhecimento, devido ao serviço impecável e design contemporâneo agradável. O destaque da casa, no entanto, é obra, principalmente, das criações ousadas do cozinheiro, que mesclam técnicas da alta gastronomia com ingredientes tipicamente brasileiros.


Lasai: No bairro de Botafogo, a cozinha do restaurante Lasai – que em basco significa tranquilo, relaxado – é comandada pelo chef e sócio Rafa Costa e Silva e sua mulher e sua mulher Malena Cardiel. Com uma estrela Michelin, a casa trabalha com criações sazonais e ingredientes selecionados de produtores parceiros ou vindos de horta própria, localizadas Itahnangá e no Vale das Videiras.
Além do mais, o local que só atende mediante reserva, possui duas opções de menus: o Não Me Conte Histórias, onde o cliente escolhe o curso, e o Festival, em que a equipe de cozinheiros surpreende os frequentadores.


Evvai: Moderno, criativo e com raízes italianas: os mesmos atributos que descrevem o Evvai aplicam-se ao seu chef, Luiz Filipe Souza. Em seu restaurante de alta cozinha autoral, o jovem e premiado talento explora suas origens através do intercâmbio cultural nascido a partir das imigrações da Itália para o Brasil.



O Manu: localizado em Curitiba e comandado pela talentosíssima chef paranaense, Manu Buffara; a casa tem uma filosofia única, que reflete diretamente na estrutura do menu: valorização de ingredientes frescos e locais, em pratos que respeitam e celebram a tradição de suas raízes.
Além do cardápio, é possível perceber o respeito pela sustentabilidade em diversos detalhes do restaurante, como na impressão dos cardápios do Manu, feitos a partir de cascas de cebola e folha de bananeira.


Gostou desse post, e quer saber todas as novidades sobre os melhores Restaurantes do Mundo? Então fique de olho nos nossos próximos posts!
You must be logged in to post a comment.