Viajar de carro ou de trem na Europa?

Viajar de carro ou de trem na Europa?

Viajar de carro ou de trem na Europa? Essa é uma pergunta frequente que nos fazem antes de definir um roteiro, e com a nossa experiencia e vivência de viagens podemos dar algumas dicas e opiniões sobre o assunto.

Viajar de carro ou de trem na Europa? Qual a melhor opção?

Viajar de carro, independe do país vai te possibilitar ter flexibilidade no seu roteiro. A mudança de última hora, o aumento da permanência de sua estadia em algum ponto por mais tempo se você quiser, se amar a cidade, se encontrar um amigo… ou seja, você fica mais livre e sem dúvida nenhuma com muito mais poder de atuação em alterar seus roteiros de viagem.

Para os mais experientes essa é uma boa dica de viagem porque ter um carro a sua disposição para poder explorar e conhecer mais lugares, além do que você planejou inicialmente, é sem uma liberdade que faz toda a diferença.

Para quem prefere evitar imprevistos com o carro em um país que ainda não conhece, a viagem de trem acaba sendo mais tranquila. Os destinos já estão pré-definidos, você tem um roteiro mais certeiro, e a chance de acontecer algo errado é bem menor. Você não tem tanta flexibilidade de poder esticar ou mudar o planejamento. Em alguns casos por exemplo, para você mudar as passagens de trem na Europa na maioria das vezes haverá uma tarifa como se fosse uma multa, para que possa ser feita a remarcação e acaba não valendo a pena financeiramente.

Para quem procura mais comodidade e gosta de seguir o roteiro planejado, o trem é uma ótima opção!

O carro para nós se tornou a opção mais vantajosa porque gostamos de fazer as viagens com mais liberdade, sem pressa e sem roteiro muito definido. As desvantagens são os custos como pedágios, combustível, estacionamento e imprevistos que podem acontecer na estrada.

Tudo precisa ser bem planejado, mas a principal dor de cabeça de se optar por um carro na viagem é a locação.

Locação de carro na Europa

Por mais que você tente entender as regras do seguro obrigatório para o aluguel, elas são sempre um mistério em qualquer empresa de locação. Eles sempre encontram novas regras, novas normas, novos seguros, e principalmente: dificilmente você consegue locar o carro que escolheu no site previamente. Quando você chega no local para efetuar a retirada do seu carro, dificilmente vai ser o mesmo que você escolheu.

Poucas companhias de seguro te dão a possibilidade de você fazer a escolha certa. Ou o que eles chamam de locação segura, onde eles te garantem que aquele carro que você reservou é o que você vai locar quando chegar no destino. Mas isso só vale para os carros mais caros, se você escolher por um carro mais popular dificilmente você terá essa garantia.

#dicaperfect: O que de fato é necessário, é que você sempre faça uma locação antecipada porque você corre o risco de não encontrar o carro com as características que quer, como um com câmbio automático, com bagageiro grande e etc.

Mas ainda assim quando não se tem uma restrição de budget a nossa indicação é a viagem de carro para que você aproveite ao máximo tudo que seu destino pode te oferecer.

Imagem: Trem nos Alpes Suíços – Reprodução Adobe Stock



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *