pigatti

Islândia: como é o turismo na terra do gelo?

Islândia: como é o turismo na terra do gelo?

 

Exclusividade Perfectrip: Islândia

O nome em inglês da Islândia – Iceland – descreve bem o que se espera encontrar nesse país nórdico. A terra do gelo realmente tem muitas paisagens glaciais a perder de vista, mas não é só isso que há para fazer. Localizado entre a Europa continental e a Groenlândia, é uma das maiores ilhas do mundo.

É de origem islandesa a palavra gêiser, vindo do verbo gjósa, “jorrar” em português. Além disso, é o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, no sul do país. Isso porque a Islândia a terra dos gêiseres, essas nascentes termais que entram em erupção periodicamente, lançado uma coluna de água quente e vapor de ar.

 

 

Onde fica a Islândia?

A Islândia é um país nórdico, na parte insular do continente europeu. Fica bem próximo à Groenlândia, a cerca de 1500km de distância entre as capitais. Sua localização extrema reserva boas e inesquecíveis atrações turísticas, especialmente para os brasileiros, acostumados com o clima tropical.

Sua formação geológica exibe vulcões, gêiseres, fontes termais e campos de lava que se espalham pelo seu vasto território. Embora a maior parte da população viva na capital, Reykjavik, abastecida por energia geotérmica, há muito o que se ver e fazer no interior do país. E muitas das atrações podem ser aproveitadas durante o ano todo!

Não tem jeito, por ser uma ilha na entrada do Ártico, só dá para chegar por avião mesmo. Como não há voos diretos entre Brasil e Islândia, é preciso fazer uma conexão até Keflavík, o principal aeroporto islandês, a cerca de 40 minutos de carro de Reykjavík, a capital. A rota mais rápida é por Londres e, mesmo assim, leva-se de 17 a 19 horas!

Esforço que compensa

Ainda assim, o tempo de viagem desgastante é recompensador. A primeira imagem que se tem da Islândia costumam ser as auroras boreais, os famosos fenômenos que colorem os céus nórdicos de tons de verde, azul e vermelho. Mas o país tem muito mais a oferecer. Não é por acaso que é conhecido como “a terra do gelo e do fogo”.

Um dos principais atrativos para os turistas e os próprios islandeses são as águas termais do país, que se espalha por toda a ilha. É por isso que spas, lagoas e piscinas aquecidas – inclusive à céu aberto – são tão comuns por lá. Além disso, o potencial energético é tão notável que 100% da eletricidade da Islândia é fruto dessas fontes renováveis.

A água quente da ilha só é possível graças à forte atividade vulcânica da região. Com uma cordilheira de vinte vulcões ativos, há cenários impressionantes com lava petrificada, praias de areia preta, além de piscinas naturais e cachoeiras de água quente. É impressionante ver de perto os cenários que a mescla entre gelo e fogo foi capaz de criar!

 

 

Algumas curiosidades sobre a Islândia

  • Reykjavík, capital da Islândia, abriga mais de vinte museus! Há o Museu Nacional da Islândia, que conta a história do país, Reykjavik Art Museum, que recebe exposições de arte de islandeses e estrangeiros, além de um museu marítimo, um dedicado ao pênis (sim, isso mesmo) e um só sobre os vikings. Difícil é escolher qual ir.
  • 1 a cada 10 islandeses já escreveu um livro, um marco único no mundo! Não à toa, recebeu o título de Cidade da Literatura pela Unesco, sendo a primeira não nativa em inglês a conquistar tal título.
  • O país tem o Parlamento mais antigo do mundo e a democracia foi proclamada por lá ainda no ano 930. Isso influencia num dado significativo: a Islândia é o país mais igualitário do mundo. Além disso, possui altas taxas de alfabetização e desenvolvimento humano e um dos povos mais felizes do planeta.
  • Baixas temperaturas não influenciam na vida social dos islandeses. A vida noturna é agitada, até mesmo durante o inverno rigoroso do país. As noites islandesas são fervilhantes, animadas e cheias de possibilidades.

 

Sonha em conhecer a Islândia? A Perfectrip prepara tudo para você! 

Shopping Cidade Jardim, 3º Piso

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *