Festival de trufas brancas em Alba, na Itália

Festival de trufas brancas em Alba, na Itália
Por Luciano Martins e Walter Perfeito Jr.
Curadores da PERFECTRIP

Em outubro de 2018, pudemos conhecer a Feira Internacional de Trufas Brancas de Alba. Um festival de trufas que acontece todos os anos na cidade de Alba, na Itália, que é mundialmente conhecida como a cidade das trufas.

Alba não é uma cidade grande, mas por ficar muito próxima de Milão e Turim, pode caber no seu roteiro facilmente. Com uma rede hoteleira pequena, você consegue encontrar bons hotéis porém serão mais afastados do centro. Nossa decisão foi alugar um apartamento no Airbnb, já que planejávamos ficar aproximadamente 5 dias na cidade para acompanhar o festival de trufas e conseguir participar de uma tradicional caçada atrás da “Joia da Terra”.

Como é o festival de trufas em Alba

feira da trufa branca de Alba é um grande encontro gastronômico que funciona aos finas de semana durante mais ou menos 8 semanas, e lá você tem a oportunidade de ter acesso a não somente as trufas mas a todos os produtos que são derivados dela.

A cidade é pequena com poucos atrativos, bons restaurantes, nada especificamente grandioso, mas que da a você a possibilidade de experimentar as trufas brancas que são as mais raras. As trufas negras são mais fáceis de encontrar o ano inteiro e em várias partes da Europa. As brancas dão de setembro a novembro e em alba é a maior concentração delas.

A trufa branca é raríssima, em torno de dez vezes mais caras do que uma trufa negra. Isso acontece porque tem uma durabilidade menor e é mais difícil de ser manipulada. O ideal é realmente provar e comer nesse período do festival.

Caça as trufas

Uma das atividades que existem nesses períodos, soa as caças as trufas. Esse passeio é muito interessante, são pessoas especializadas em achar as trufas, com seus cachorros treinados para fazer a caça correta. Os passeios de caça acontecem nos bosques privados ao redor da cidade

Não existe nenhum topo de garantia que você vá encontrar alguma trufa, seja a branca ou a negra. Tudo depende do caçador e do cachorro com seu conhecimento de área.

Estudos são feitos para descobrir porque a trufa existe e como se reproduz. Inclusive, existe um instituto em alba, mas até hoje nada foi descoberto. É um trabalho que vem sendo feito mais no sentido de poder entender quais são as atividades climáticas e coincidências que fazem com que essas trufas nasçam na terra.

Existem algumas suposições como a presença das arvores de carvalho, o oslo úmido propenso ao frio.. ou seja, uma série de fatores que faz com que ele nasça na terra sem motivo aparente, por isso ele tem esse valor altíssimo na gastronomia, esse mistério e toda essa busca e festival se torne realmente um passeio encantador e diferente.

Nosso conselho é que é imprescindível participar dessa caça as trufas.

Curiosidades:

É uma profissão ser caçador de trufas, passado de pai pra filho, o caçador de trufas que a gente fez o passeio já era a quarta geração da família e os cães escolhidos tem essa genética do olfato mais apurado e são treinados desde pequeno para essas caças.

Esses cães chegam a custar de 30 a 50 mil euros. São muito bem cuidados e existe um cuidado gigantesco, uma concorrência entre os caçadores pelos melhores cachorros. Existe até alguns casos de envenenamento por essa concorrência.

Nós conseguimos achar 5 trufas e dessas 2 os cachorros comeram, porque quanto mais ele ingerir mais ele fica expert na caça, o grande vilão são os porcos selvagens que ficam soltos nesses bosques então quando eles as encontram acabam comendo totalmente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *