Tenho interesse em PALÁCIO DE SETEAIS em Lisboa.
Desenvolvido por 8ponto3 Digital Marketing | (11) 3340.6650 | contato@8ponto3.com.br
{"continue":{"imcontinue":"235476|MariahCarey-MCcover.jpg","grncontinue":"0.446812663761|0.446812663761|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"235476":{"pageid":235476,"ns":0,"title":"Mariah Carey (\u00e1lbum)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/\u00c1lbum\n |nome = Mariah Carey\n |tipo = est\u00fadio\n |imagem = MariahCarey-MCcover.jpg\n |artista = [[Mariah Carey]]\n |lan\u00e7ado = 12 de Junho de 1990\n |gravado = Dezembro de 1988 - Maio de 1990;
Skyline Studios, [[Nova Iorque]], [[Nova Iorque (estado)|NY]]
Cove City Studios, [[Glen Cove]], NY
Tarpan Studios, [[S\u00e3o Rafael (Calif\u00f3rnia)|S\u00e3o Rafael]], [[Calif\u00f3rnia|CA]]\n |g\u00eanero = {{Lista horizontal|\n*''[[R&B]]''\n*[[dance music|dance]]}}\n |dura\u00e7\u00e3o = 46:41\n |formato = [[Compact disc|CD]], [[Disco de vinil|vinil]]\n |gravadora = [[Columbia Records]] {{font-size|85%|(CK-45202)}}\n |produtor = {{Lista horizontal|\n*[[Mariah Carey]]\n*Rhett Lawrence\n*Ric Wake\n*Narada Michael Walden\n*Ben Margulies\n*[[Walter Afanasieff]]}}\n |pr\u00f3ximo_\u00e1lbum = ''[[Emotions (\u00e1lbum de Mariah Carey)|Emotions]]''
(1991)\n |miscel\u00e2neo = {{singles\n |nome = Mariah Carey\n |tipo = est\u00fadio\n |single 1 = [[Vision of Love]]\n |single 1 data = 15 de Maio de 1990\n |single 2 = [[Love Takes Time]]\n |single 2 data = 9 de Setembro de 1990\n |single 3 = [[Someday (can\u00e7\u00e3o de Mariah Carey)|Someday]]\n |single 3 data = 21 de Dezembro de 1990\n |single 4 = [[I Don't Wanna Cry]]\n |single 4 data = 25 de Janeiro de 1991\n |single 5 = [[There's Got to Be a Way]]\n |single 5 data = 6 de Maio de 1991}}\n}}\n'''''Mariah Carey''''' \u00e9 o [[\u00e1lbum de estreia]] auto-intitulado da cantora e compositora norte-americana [[Mariah Carey]], lan\u00e7ado a 12 de Junho de 1990 sob distribui\u00e7\u00e3o da editora discogr\u00e1fica [[Columbia Records]]. O \u00e1lbum cont\u00e9m uma variedade de g\u00e9neros contempor\u00e2neos, e as can\u00e7\u00f5es s\u00e3o uma mistura de [[balada]]s e [[dance music]]. Originalmente, Carey havia composto quatro m\u00fasicas com Ben Margulies, exclusivamente para a sua fita demo. Embora alteradas e parcialmente r\u00e9-cantadas, ap\u00f3s ter assinado com a Columbia, todas as quatro m\u00fasicas foram passaram para a edi\u00e7\u00e3o final das faixas do \u00e1lbum. Al\u00e9m de Margulies, a cantora trabalhou com uma variedade de compositores e produtores profissionais, que foram contratados pelo CEO da editora, [[Tommy Mottola]]. O disco apresenta a produ\u00e7\u00e3o e composi\u00e7\u00e3o de Rhett Lawrence, Ric Wake e Michael Walden Narada, todos eles produtores de \u00e1lbuns de sucesso na \u00e9poca. Juntamente com Carey, eles conceberam o \u00e1lbum e reconstru\u00edram sua fita demo original.\n\nAp\u00f3s o seu lan\u00e7amento, o \u00e1lbum recebeu opini\u00f5es positivas dos cr\u00edticos especialistas em m\u00fasica contempor\u00e2nea, que elogiaram a voz e a t\u00e9cnica da artista, bem como o conte\u00fado l\u00edrico do disco. Al\u00e9m disso, ''Mariah Carey'' tornou-se um enorme sucesso comercial. Embora as vendas iniciais tenham sido lentas, o \u00e1lbum alcan\u00e7ou o topo da tabela musical [[Billboard 200|''Billboard'' 200]] nos EUA ap\u00f3s a int\u00e9rprete fazer uma apresenta\u00e7\u00e3o ao vivo na cerim\u00f3nia dos [[Grammy Awards]], permanecendo no topo da tabela por onze semanas consecutivas. ''Mariah Carey'' recebeu o certificado de disco de platina por nove vezes pela [[Recording Industry Association of America]] (RIAA), registando mais de nove milh\u00f5es de c\u00f3pias vendidas apenas nos Estados Unidos. O \u00e1lbum teve um sucesso similar no Canad\u00e1, onde liderou as tabelas e recebeu o certificado de disco de platina por sete vezes. As vendas foram, em geral, bastante favor\u00e1veis no resto do mundo, conseguindo posicionar-se entre os dez mais vendidos na Austr\u00e1lia, Nova Zel\u00e2ndia, Noruega, Su\u00e9cia e Reino Unido. Mundialmente, o disco j\u00e1 vendeu mais de 25 milh\u00f5es de c\u00f3pias.\n\nCinco ''[[singles]]'' foram lan\u00e7ados do \u00e1lbum, quatro dos quais alcan\u00e7aram o n\u00famero um na tabela musical norte-americana [[Billboard Hot 100|''Billboard Hot'' 100]]. \"[[Vision of Love]]\" foi escolhida como a primeira can\u00e7\u00e3o comercial, alcan\u00e7ando o topo das tabelas de pa\u00edses como Canad\u00e1, Nova Zel\u00e2ndia e Brasil. A can\u00e7\u00e3o foi grandemente aclamada pela cr\u00edtica, e foi considerada como um dos ''singles'' de estreia mais fortes de qualquer cantora j\u00e1 antes ouvida. \u00c9 creditado como a inspira\u00e7\u00e3o do uso da t\u00e9cnica [[melisma]] durante a d\u00e9cada de 1990, bem como por muitos outros cantores. A segunda can\u00e7\u00e3o a ser divulgada foi \"[[Love Takes Time]]\", que tamb\u00e9m recebeu opini\u00f5es positivas e teve um desempenho comercial semelhante ao do antecessor. Tendo as duas \u00faltimas faixas escolhidas para promo\u00e7\u00e3o, \"[[Someday (can\u00e7\u00e3o de Mariah Carey)|Someday]]\" e \"[[I Don't Wanna Cry]]\", atingindo o primeiro posto nos Estados Unidos, Carey tornou-se a primeira artista desde a banda [[The Jackson 5]] a ter seus quatro ''singles'' na primeira coloca\u00e7\u00e3o da ''Hot'' 100.\n\n==Antecedentes e concep\u00e7\u00e3o==\n[[Ficheiro:Manhattan, New York City.jpg|thumb|220px|esquerda|Com apenas 18 anos de idade, Carey saiu da casa da sua m\u00e3e e mudou-se para um apartamento no bairro nova-iorquino de [[Manhattan]] \u00e0 procura de uma oportunidade de suceder como cantora.]]\nEm 1988, Mariah Carey, com apenas 18 anos de idade, saiu da casa de sua m\u00e3e em [[Long Island (Nova Iorque)|Long Island]], [[Nova Iorque]], e foi morar em um pequeno apartamento no bairro de [[Manhattan]].[{{harvnb|Nickson|1998|pp=20}}] Ela tinha uma fita demo com quatro m\u00fasicas, que havia composto juntamente com Ben Margulies durante os seus anos de secund\u00e1ria.[ Ao longo de 1988, a cantora, ainda sem um contrato de grava\u00e7\u00e3o, ela esfor\u00e7ou-se para conseguir chamar a aten\u00e7\u00e3o dos executivos de editoras discogr\u00e1ficas em Nova Iorque. Enquanto trabalhava em v\u00e1rios empregos, a jovem continuou a escrever e produzir m\u00fasica com Margulies, fazendo altera\u00e7\u00f5es e adi\u00e7\u00f5es \u00e0 demo.][{{harvnb|Nickson|1998|pp=22}}] Depois de meses de dificuldades, encontrou-se com a cantora norte-americana [[Brenda K. Starr]], e logo come\u00e7ou a cantar como vocalista de apoio para ela. Eventualmente, Starr come\u00e7ou a ouvir o seu material, descrevendo a voz de Carey como \"brilhante\" durante as sess\u00f5es, e notou a sua \"talentosa voz\".[{{harvnb|Nickson|1998|pp=23}}] Ela percebeu que Carey era capaz de alcan\u00e7ar o sucesso, mas s\u00f3 precisava de ajuda para romper o circuito comercial da m\u00fasica.[\n\n{{cita\u00e7\u00e3o2|Eu realmente n\u00e3o queria fazer aquilo, mas eu disse: 'isso deve ser melhor do que eu estou a fazer agora'. Ent\u00e3o eu fui para a audi\u00e7\u00e3o, e Brenda era uma \u00f3tima pessoa.|Carey, falando sobre ser vocalista de apoio de Starr.][}}\n\nCerta noite, Starr levou-a para uma festa de gala da ind\u00fastria fonogr\u00e1fica, tentando convencer um executivo de uma editora a ouvir a sua fita demo.][{{harvnb|Nickson|1998|pp=25\u201326}}] Jerry L. Greenberg, presidente da [[Atlantic Records]] tomou conhecimento disto. Quando Carey foi entregar a fita a Greenberg, [[Tommy Mottola]] rapidamente arrancou-a da sua m\u00e3o, insistindo que iria \"lidar com o projecto\". Quando Mottola entrou em sua limusina mais tarde naquela noite, escutou a fita e rapidamente percebeu o talento que tinha acabado de descobrir. Ent\u00e3o, rapidamente voltou para o evento; no entanto, Carey j\u00e1 havia deixado a festa.\n\n{{cita\u00e7\u00e3o2|Neste momento em particular, ela \u00e9 a minha prioridade n\u00famero um. N\u00f3s n\u00e3o olhamos para ela como uma artista ''[[dance-pop]]''. N\u00f3s olhamos para ela como um privil\u00e9gio.|Don Ienner, presidente da [[Columbia Records]], em seus planos para trabalhar com Carey.[{{harvnb|Nickson|1998|pp=27}}]}}\n\nAp\u00f3s uma semana de procura, gra\u00e7as a ajuda de Starr, Mottola entrou em contacto com Carey e levou-a para a [[Columbia Records]]. Ap\u00f3s o encontro com a cantora e a sua m\u00e3e Patricia Carey pela primeira vez, Mottola disse: \"Quando eu ouvi e vi Mariah, n\u00e3o tive absolutamente nenhuma d\u00favida de que ela estava em todos os sentidos destinada ao super-estrelato.\" Depois de algumas reuni\u00f5es breves, a artista finalmente assinou contrato com a Columbia em Dezembro de 1988.\n\nMottola tinha assumido o maior cargo da [[Sony Music]], cuja subsidi\u00e1ria \u00e9 a Columbia, e come\u00e7ou a dirigir a empresa e fazer v\u00e1rias mudan\u00e7as. Ele sentiu que seria muito importante para o sucesso da editora descobrir uma vocalista jovem e muito talentosa, para rivalizar com [[Whitney Houston]] da [[Arista Records]], ou uma estrela ''pop'' para combinar com [[Madonna]], que assinara com a [[Sire Records]] na \u00e9poca. Ele sentiu que Carey representava os dois tipos. A sua confian\u00e7a nela levou o produtor a contratar uma variedade de compositores talentosos e bem conhecidos para auxiliar na produ\u00e7\u00e3o do \u00e1lbum e tamb\u00e9m para criar novos materiais. Entre eles estavam Ric Wake, Narada Michael Walden e Rhett Lawrence.\n\n==Grava\u00e7\u00e3o e composi\u00e7\u00e3o==\n{{Escute\n |arquivo = I Don't Wanna Cry.ogg\n |t\u00edtulo = \"I Don't Wanna Cry\"\n |descri\u00e7\u00e3o = Uma amostra da m\u00fasica, com a letra e ritmo incorporados por Carey com Walden.\n |arquivo2 = All in Your Mind.ogg\n |t\u00edtulo2 = \"All in Your Mind\"\n |descri\u00e7\u00e3o2 = Uma amostra da m\u00fasica, com os v\u00e1rios [[whistle register]] de Carey, descritos como um dos destaques do \u00e1lbum.\n |posi\u00e7\u00e3o = direita}}\nCarey e Ben Margulies come\u00e7aram a escrever m\u00fasicas antes dela assinar com a Columbia, e compuseram mais de quatorze can\u00e7\u00f5es, qual sete destas ganharam um lugar no \u00e1lbum. Originalmente, a cantora e o produtor planejaram produzir o \u00e1lbum inteiro, sendo esta, uma ideia que a Columbia n\u00e3o permitiu. Sobre o \u00e1lbum, Carey trabalhou com uma variedade de produtores e escritores, inclusive Ben Margulies, Lawrence Rhett, Michael Walden Narada, Ric Wake e [[Walter Afanasieff]]; sendo o \u00faltimo continuando a trabalhar intensamente com ela em projetos futuros.\n{{quote box|align=left|width=35%|quote=\"A voz mais incr\u00edvel que voc\u00ea j\u00e1 ouviu. Eu literalmente tenho arrepios em meus bra\u00e7os depois de ouvi-la cantar. Eu n\u00e3o pude acreditar no poder e na maturidade em sua voz.\"|source=\u2014Lawrence, ao ouvir a voz de Carey pela primeira vez.}}\nQuando a produ\u00e7\u00e3o do \u00e1lbum come\u00e7ou, a cantora trabalhou com Walden, em [[Nova York]], onde produziu \"[[I Don't Wanna Cry]]\". Ele descrevendo-a como \"muito t\u00edmida\", mas profissional para algu\u00e9m de sua idade.[{{harvnb|Nickson|1998|pp=28}}] Al\u00e9m disso, ela escreveu \"There's Got to Be a Way\" durante sua primeira sess\u00e3o de grava\u00e7\u00e3o com Wake.[{{harvnb|Nickson|1998|pp=29}}] Durante a sess\u00e3o, ambos escreveram quatro m\u00fasicas, mas s\u00f3 produziram a \u00faltima can\u00e7\u00e3o para o \u00e1lbum. Depois de voar para Nova York e trabalhar com Carey, Walden foi surpreendido com sua voz. Juntos, eles trabalharam para transformar muitas das can\u00e7\u00f5es da fita demo em grava\u00e7\u00f5es mais comerciais, que aconteceram nos Tarpan Studios, em [[S\u00e3o Rafael (Calif\u00f3rnia)|S\u00e3o Rafael, Calif\u00f3rnia]].[{{harvnb|Nickson|1998|pp=30}}] Durante seu trabalho com Lawrence, a cantora viajou para Nova York mais uma vez. No est\u00fadio, ela lhe presenteou com a vers\u00e3o ''demo'' de \"Vision of Love\", que ela tinha escrito alguns anos atr\u00e1s com Margulies. Lawrence viu um \"potencial\" na can\u00e7\u00e3o, mas ele n\u00e3o pensava muito nisso em seus est\u00e1gios iniciais. Ele descreveu o som da m\u00fasica como uma \"esp\u00e9cie de mistura dos anos cinquenta\". De acordo com Lawrence, Carey precisava de um som mais contempor\u00e2neo, sendo que ent\u00e3o se encontraram no est\u00fadio com Margulies e o produtor Chris Toland. Eles acrescentaram um novo arranjo original para a progress\u00e3o de acordes, enquanto a artista mudou a melodia da can\u00e7\u00e3o e a chave. Depois, Margulies acrescentou leves notas de [[tambor]] para o arranjo, incluindo a [[guitarra]] adicional e notas de [[Baixo (instrumento musical)|baixo]]. \n{{quote box|align=right|width=35%|quote=\"Eu estava fazendo o meu maior registro... o que aconteceu foi no final do mesmo, quando eu consegui girar esses vocais. Quando eu estava fazendo isso, a minha voz ficou dividida e entrou em harmonia. Se voc\u00ea ouvir bem, ela se divide. Fiquei dizendo: 'tirem isso', mas todo mundo estava dizendo: 'de jeito nenhum, vamos deixar assim'.\"|source=\u2014Carey, sobre as notas altas que ela atingiu ao experimentar sua voz no est\u00fadio.[{{harvnb|Nickson|1998|pp=32}}]}}\nQuando ela trabalhou com Walden em \"I Don't Wanna Cry\", eles trabalharam em v\u00e1rias outras can\u00e7\u00f5es. Juntos, eles decidiram \"abrandar o ritmo\" e criar \"um tipo de choro de balada\", que de acordo com ele, contou com uma inspira\u00e7\u00e3o direta do g\u00eanero [[gospel]]. Ap\u00f3s o fim da can\u00e7\u00e3o, Lawrence notou o quanto perfeccionista Carey era. Ele disse que depois de terminar a can\u00e7\u00e3o, ela voltou para o est\u00fadio na semana seguinte somente para corrigir \"uma linha\" que a incomodava. Das quatro can\u00e7\u00f5es originais que ela deu para Mottola, \"Someday\" tornou-se a favorita de Wake desde o in\u00edcio, \"Eu amei essa can\u00e7\u00e3o desde o in\u00edcio... Ent\u00e3o Mariah me chamou um dia e disse 'eu adoraria faz\u00ea-la se voc\u00ea quiser faz\u00ea-la.' Foi \u00f3timo, estou feliz por ela ter me chamado.\"[{{harvnb|Nickson|1998|pp=31}}] Durante a sua grava\u00e7\u00e3o, Carey revelou como a m\u00fasica entrou em exist\u00eancia. Ela estava trabalhando na fita demo com Margulies em seu est\u00fadio. Enquanto ele come\u00e7ou a tocar notas diferentes no teclado el\u00e9trico, Carey dirigiu sobre as mudan\u00e7as de acordes, fornecendo o refr\u00e3o, letra e melodia. Carey falou sobre um incidente que ocorreu enquanto estava no est\u00fadio gravando \"All in Your Mind\". Ela estava cantando seus registos mais agudos, sua voz \"fez um tipo de cambalhota\". Enquanto ela pensava para tirar a musica do \u00e1lbum, despertou Walden, que ficou muito impressionado com o vocal cambalhota, alegando que caberia perfeitamente no \u00e1lbum.\n\n==Cr\u00edtica profissional==\n{{Cr\u00edticas profissionais\n| cri1 = ''[[About.com]]''\n| ava1 = {{avalia\u00e7\u00e3o-5|3.5}}\n| cri2 = ''[[Allmusic]]''\n| ava2 = {{avalia\u00e7\u00e3o-5|3.5}}\n| cri3 = ''[[Billboard]]''\n| ava3 = (Positiva)\n| cri4 = ''[[Q (revista)|Q]]''\n| ava4 = {{avalia\u00e7\u00e3o-5|4}}\n| cri5 = ''[[Robert Christgau]]''\n| ava5 = (C)\n| cri6 = ''[[Rolling Stone]]''\n| ava6 = (positiva)\n}}\nO \u00e1lbum recebeu opini\u00f5es positivas dos cr\u00edticos de m\u00fasica. Bill Lamb do ''[[About.com]]'' elogiou as escalas de [[Extens\u00e3o vocal|cinco oitavas vocais]] de Carey, chamando-as de \"um tratamento novo para a m\u00fasica ''pop''.\"[{{citar web|url=http://top40.about.com/od/reviews/gr/mcareyfirst.htm|titulo=Review Of 'Mariah Carey' by 'Mariah Carey'|publicado=[[About.com]]|acessodata=15 de junho de 2011}}] Al\u00e9m disso, ele elegeu \"Vision of Love\" como uma das melhores m\u00fasicas dela, apesar de descrever algumas m\u00fasicas como fracas, sentiu que ''Mariah Carey'' foi \"um \u00e1lbum de estr\u00e9ia poderoso\". Finalizando sua cr\u00edtica para o disco, Lamb escreveu: \"\u00e9 simplesmente uma das estreias mais impressionantes de uma artista ''pop''.\" Ashley S. Battel da ''[[Allmusic]]'' chamou o \u00e1lbum de \"extremamente impressionante\" e descreveu as can\u00e7\u00f5es como \"baladas com suave sonoridade e [faixas] dance/R&B edificantes.\"[{{citar web|url=http://www.allmusic.com/album/r3320|titulo=Mariah Carey - Mariah Carey|publicado=[[Allmusic]]|acessodata=15 de junho de 2011}}] Battel concluiu sua revis\u00e3o: \"com esta cole\u00e7\u00e3o de can\u00e7\u00f5es que agem como um 'trampolim' de sucessos futuros, Carey estabelece um padr\u00e3o forte de compara\u00e7\u00e3o para os artistas que exploram outros g\u00eaneros.\" Muitos cr\u00edticos expressaram que ''Mariah Carey'' foi uma das estreias mais impressionantes do ano, elogiando suas m\u00fasicas, letras, a voz de Carey e as composi\u00e7\u00f5es.\n\n''[[Billboard]]'' deu ao \u00e1lbum um coment\u00e1rio muito positivo chamando-o de \"estr\u00e9ia impressionante\", e escrevendo: \"de maneira convincente, Carey aproveita muitas oportunidades para mostrar seu alcance vocal incr\u00edvel em faixas memor\u00e1veis \u200b\u200bcomo a popular 'Vision of Love'\".[{{citar web|url=http://www.billboard.com/#/album/mariah-carey/mariah-carey/3767/review|titulo=Mariah Carey - Mariah Carey|publicado=[[Billboard]]|acessodata=15 de junho de 2011}}] ''[[Rolling Stone]]'' deu ao \u00e1lbum um elogio, dizendo que \"Carey estreou com um \u00e1lbum ''dance-pop'' inspirado por baladas de R&B, com cada composi\u00e7\u00e3o co-creditada por Carey e cada uma oferecendo uma oportunidade para revelar sua ampla variedade vocal.\"[{{citar web|url=http://www.rollingstone.com/music/artists/mariah-carey|titulo=Mariah Carey - Mariah Carey Review|publicado=[[Rolling Stone]]|acessodata=15 de junho de 2011}}] O cr\u00edtico americano ''[[Robert Christgau]]'' deu \u00e1 obra uma revis\u00e3o mista, escrevendo: \"Ela irrita demais com sua pol\u00edtica [de ser] corajosa, atacante, jovem e idealista sobre 'guerra, mis\u00e9ria e tristeza': 'N\u00e3o poder\u00edamos aceitar uns aos outros/N\u00e3o podemos nos tornar conscientes.\" Em outras partes ela se gruda no que ela n\u00e3o sabe - o amor.\"[{{citar web|url=http://www.robertchristgau.com/get_artist.php?id=877|titulo=\"Robert Christgau CG: Mariah Carey\"|publicado=[[Robert Christgau]]|acessodata=15 de junho de 2011}}] Ao rever o \u00e1lbum de forma positiva, Bill Lamb expressa como algumas das faixas do \u00e1lbum foram notavelmente fracas, escrevendo: \"algumas can\u00e7\u00f5es fracas derrubam o \u00e1lbum por um todo\". Outra preocupa\u00e7\u00e3o de Lamb era o \u00e1lbum \"com poucas faixas ritmadas e baladas\", que ele sentiu que provocou ao disco uma perda de sua autenticidade. \n\n''Mariah Carey'' foi nomeado para o ''[[Grammy|Grammy Award de 1991]]'' para \"\u00c1lbum do Ano\", enquanto o \"Vision of Love\" recebeu indica\u00e7\u00f5es nas categorias de \"Can\u00e7\u00e3o do Ano\", \"Grava\u00e7\u00e3o do Ano\" e \"Melhor Performance Pop Vocal Feminino\". Carey ganhou o pr\u00eamio de \"Melhor Performance Pop Vocal Feminina\" e tamb\u00e9m recebeu o pr\u00eamio de \"Melhor Novo Artista\".\n\n==Promo\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o==\nAl\u00e9m da comercializa\u00e7\u00e3o pesada \u200b\u200be campanha promocional realizada pela [[Sony Music]], Carey se apresentou em v\u00e1rios programas de televis\u00e3o e cerim\u00f4nias de premia\u00e7\u00e3o, nos Estados Uidos e em toda a Europa. Primeira apari\u00e7\u00e3o na televis\u00e3o foi em 1990, no [[National Basketball Association#Playoffs|Playoffs]] da NBA, onde ela cantou \"[[America the Beautiful]]\". Logo depois, ela cantou \"Vision of Love\" consecutivamente nos programas ''The Show Arsenio Hall'' e ''[[The Tonight Show with Jay Leno]]''. Em setembro de 1990, Carey apareceu no [[Good Morning America]], onde ela interpretou uma vers\u00e3o acapella de \"Vision of Love\", ao lado do Billy T. Scott Ensemble. \"Vision of Love\" foi realizada v\u00e1rias vezes na televis\u00e3o americana, tais como na premia\u00e7\u00e3o ''[[Grammy|Grammy Awards 1991]]'' e no ''[[talk show]]'' ''[[The Oprah Winfrey Show]]'', tamb\u00e9m em programas europeus, como ''The Veronica Countdown'' (Holanda) e no ''Wogan Show'' (Reino Unido). Carey realizou \"Vision of Love\" na maioria da suas turn\u00eas, at\u00e9 a ''[[Angels Advocate Tour]]'' em 2010, onde permaneceu ausente do repert\u00f3rio.\n\nA promo\u00e7\u00e3o para o \u00e1lbum de Carey continuou com acompanhamento dos ''singles''. \"Love Takes Time\" foi realizada no ''The Arsenio Hall Show'' e no \"The Tattoo Club\". O terceiro ''single'' da cantora, \"Someday\", foi realizado em 1991 na premia\u00e7\u00e3o ''[[American Music Awards]]'', que ajudou a alcan\u00e7ar o n\u00famero um nos Estados Unidos. A quarta can\u00e7\u00e3o promocional, \"I Don't Wanna Cry\", alcan\u00e7ou o topo do Hot 100 sem qualquer promo\u00e7\u00e3o imediata, com Carey realizando-a apenas na ''[[Music Box Tour]]'', em 1993. Com o fim da promo\u00e7\u00e3o de ''Mariah Carey'', a Sony lan\u00e7ou um quinto ''single'', \"There's Got to Be a Way\" no Reino Unido. A maioria dos ''singles'' do \u00e1lbum foram cantados ao vivo por toda a pequena turn\u00ea de Carey, ''Music Box''. Tanto \"Vision of Love\" e \"I Don't Wanna Cry\" foram realizadas na turn\u00ea ''[[Daydream World Tour]]'' (1996).\n\n===''Singles''===\n\n\"Vision of Love\" foi o primeiro ''single'' lan\u00e7ado do \u00e1lbum e se tornou uma das can\u00e7\u00f5es mais populares e elogiadas pela cr\u00edtica da carreira de Carey. Al\u00e9m disso, \u00e9 creditada por trazer o uso de melisma para a d\u00e9cada de 1990 e por inspirar v\u00e1rios futuros talentos. \"Vision of Love\" foi indicada a tr\u00eas ''[[Grammy Awards]]'' em 1991: \"Melhor Performance Vocal Pop Feminina\" (qual ganhou), \"Grava\u00e7\u00e3o do Ano\" e \"Can\u00e7\u00e3o do Ano\".[{{citar web|url=http://mariahcarey.com/news/awards.php|titulo=\"Mariah Carey Career Achievement Awards\"|publicado=MariahCarey.com|acessodata=15 de junho de 2011}}] A can\u00e7\u00e3o recebeu o ''[[Soul Train Music Awards]]'' de \"Melhor Single Feminino de R&B/Soul\" e um pr\u00eamio de \"Compositora Pop\", pela [[Broadcast Music Incorporated]] (BMI). Nos Estados Unidos, ficou no n\u00famero um da [[Billboard Hot 100|''Billboard'' Hot 100]], durante a semana de 2 de agosto de 1990, permanecendo no topo do gr\u00e1fico por quatro semanas consecutivas.[{{harvnb|Bronson|2003|p=762}}] \"Vision of Love\" chegou ao topo das paradas do Canad\u00e1 e da Nova Zel\u00e2ndia, e conseguiu de destacar entre as dez mais vendidas na Austr\u00e1lia, Irlanda, Pa\u00edses Baixos e Reino Unido. Al\u00e9m de seu sucesso nas paradas, a can\u00e7\u00e3o foi elogiada por cr\u00edticos de m\u00fasica. Em uma revis\u00e3o retrospectiva no \u00e1lbum em 2005, ''[[Entertainment Weekly]]'' chamou a can\u00e7\u00e3o \"inspirada\" e elogiou o uso do ''[[whistle register]]'' na m\u00fasica.[{{citar web|url=http://www.ew.com/ew/article/0,,1048283,00.html|\u00faltimo=Slezak|primeiro=Michael|t\u00edtulo=Gem Carey |obra=[[Entertainment Weekly|EW.com]]|publicado=[[Entertainment Weekly]]. [[Time Inc.]] |data=15 de dezembro de 2005|acessodata=14 de agosto de 2010}}] Al\u00e9m disso, a ''[[Rolling Stone]]'' disse que \"as cordas vibrat\u00f3rias de notas que decoram can\u00e7\u00f5es como 'Vision of Love \", inspirou a escola vocal do ''American Idol'', para melhor ou para pior, e praticamente todos as outras cantoras de R&B desde os anos noventa.\"[{{citar web|t\u00edtulo=The 100 Greatest Singer of All Time : Rolling Stone|obra=Rolling Stone|publicado=[[Jann Wenner]]|data=12 de novembro de 2008|url=http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-singers-of-all-time-19691231/mariah-carey-19691231|acessodata=14 de agosto de 2010}}] Bill Lamb do ''[[About.com]]'', disse que \"'Vision of Love\" \u00e9 um dos as melhores m\u00fasicas que Mariah gravou na sua carreira [...] \u00e9 simplesmente um dos mais belos lan\u00e7amentos de um artista ''pop''.\"[{{citar web|\u00faltimo=Lamb|primeiro=Bill|t\u00edtulo='Mariah Carey'|obra=About.com|publicado=The New York Times Company|url=http://top40.about.com/od/reviews/gr/mcareyfirst.htm|acessodata=30 de agosto de 2010}}]\n\n\"Love Takes Time\" serviu como segundo ''single'' do \u00e1lbum. A can\u00e7\u00e3o se tornou a segunda a ir para o topo da parada de ''singles'' nos Estados Unidos, e o terceiro topo de Carey na parada musical do Canad\u00e1.[{{citar web|url=http://www.billboard.com/#/artist/mariah-carey/chart-history/48340?f=379&g=Singles|titulo=Mariah Carey Album & Song Chart History|publicado=RPM|acessodata=15 de junho de 2011}}][{{citar web|url=http://www.collectionscanada.gc.ca/rpm/028020-119.01-e.php?&file_num=nlc008388.9171&type=1&interval=50&PHPSESSID=4dp17sl7hp9qmhhj3vmcenr836|t\u00edtulo=Top Singles \u2013 Volume 53, No. 1, November 24, 1990|publicado=Biillboard|acessodata=15 de junho de 2011}}] Enquanto vinha alcan\u00e7ando um forte sucesso em seu pa\u00eds, \"Love Takes Time\" conseguiu entrar apenas nos dez mais da Nova Zel\u00e2ndia e ficou fora das vinte mais exitosas da Alemanha, Holanda e Reino Unido.[{{citar web|url=http://dutchcharts.nl/showitem.asp?interpret=Mariah+Carey&titel=Love+Takes+Time&cat=s|t\u00edtulo=Mariah Carey \u2013 Love Takes Time|publicado=Dutch Charts|acessodata=15 de junho de 2011}}][{{citar web|url=http://www.theofficialcharts.com/archive-chart/_/1/1990-12-08/|t\u00edtulo=Top 40 Official UK Albums Archive|publicado=British Phonographic Industry|acessodata=15 de junho de 2011}}] \"Someday\", terceiro ''single'', seguiu um padr\u00e3o semelhante de \"Love Takes Time\", topo nas paradas do Estados Unidos e nas do Canad\u00e1.[{{citar web|url=http://www.collectionscanada.gc.ca/rpm/028020-119.01-e.php?&file_num=nlc008388.1468&type=1&interval=50&PHPSESSID=4dp17sl7hp9qmhhj3vmcenr836|t\u00edtulo=Top Singles \u2013 Volume 53, No. 15, March 16, 1991|obra=RPM|publicado=RPM Music Publications Ltd|data=16 de mar\u00e7o de 1991|acessodata=13 de agosto de 2010}}] Na Austr\u00e1lia, ficou fora das quarenta primeiras, mas conseguiu entrar no n\u00famero 38 na Fran\u00e7a e no Reino Unido.[{{citar web|url=http://dutchcharts.nl/showitem.asp?interpret=Mariah+Carey&titel=Someday&cat=s|t\u00edtulo=Mariah Carey \u2013 Someday|obra=Dutchcharts.nl|publicado=Hung Medien|acessodata=20 de dezembro de 2010}}] \"I Dont Wanna Cry\", \u00faltimo ''single'' do \u00e1lbum nos Estados Unidos tamb\u00e9m chegou ao topo das paradas. A can\u00e7\u00e3o se tornou o quarto ''single'' de Carey no topo das paradas americanas, terminando no n\u00famero 25 no gr\u00e1fico de fim de ano. Al\u00e9m do pico de n\u00famero dois no Canad\u00e1, alcan\u00e7ou o n\u00famero 49 na Austr\u00e1lia.[{{citar web|url=http://www.collectionscanada.gc.ca/rpm/028020-119.01-e.php?&file_num=nlc008388.1552&type=1&interval=50&PHPSESSID=4dp17sl7hp9qmhhj3vmcenr836|t\u00edtulo=Top Singles \u2013 Volume 54, No. 3, June 22, 1991|obra=RPM|publicado=RPM Music Publications Ltd|data=22 de junho de 1991|acessodata=13 de agosto de 2010}}] Carey se tornou a primeira artista a ter suas cinco primeiros can\u00e7\u00f5es no topo do Hot 100, dos quais quatro pertenciam ao ''Mariah Carey''.[{{citar web|url=http://top40.about.com/od/artists/p/mariahcarey.htm|t\u00edtulo=Mariah Carey|obra=[[About.com]]|publicado=The New York Times Company|acessodata=11 de agosto de 2010}}] Um quinto ''single'' \"There's Got to Be a Way\", foi lan\u00e7ado no Reino Unido, e alcan\u00e7ou o n\u00famero 54.[\n\n== Alinhamento das faixas ==\n{{Lista de faixas\n| fechado = \n| topo = Edi\u00e7\u00e3o padr\u00e3o\n| dura\u00e7\u00e3o_total = 46:41\n| cr\u00e9dito_escrita = sim\n| coluna_extra = Produtor(es)\n| t\u00edtulo1 = [[Vision of Love]]\n| escritor1 = [[Mariah Carey]], Ben Margulies\n| extra1 = Rhett Lawrence, Narada Michael Walden\n| dura\u00e7\u00e3o1 = 3:28\n| t\u00edtulo2 = [[There's Got to Be a Way]]\n| escritor2 = M. Carey, Ric Wake\n| extra2 = Ric Wake, N. M. Walden\n| dura\u00e7\u00e3o2 = 4:53\n| t\u00edtulo3 = [[I Don't Wanna Cry]]\n| escritor3 = M. Carey, N. M. Walden\n| extra3 = N. M. Walden\n| dura\u00e7\u00e3o3 = 4:47\n| t\u00edtulo4 = [[Someday (can\u00e7\u00e3o de Mariah Carey)|Someday]]\n| escritor4 = M. Carey, B. Margulies\n| extra4 = Ric Wake\n| dura\u00e7\u00e3o4 = 4:06\n| t\u00edtulo5 = Vanishing\n| escritor5 = M. Carey, B. Margulies\n| extra5 = M. Carey\n| dura\u00e7\u00e3o5 = 4:11\n| t\u00edtulo6 = All in Your Mind\n| nota6 = \n| escritor6 = M. Carey, B. Margulies\n| extra6 = B. Margulies, Ric Wake\n| dura\u00e7\u00e3o6 = 4:43\n| t\u00edtulo7 = Alone in Love\n| escritor7 = M. Carey, B. Margulies\n| extra7 = R. Lawrence\n| dura\u00e7\u00e3o7 = 4:11\n| t\u00edtulo8 = You Need Me\n| escritor8 = M. Carey, R. Lawrence\n| extra8 = R. Lawrence\n| dura\u00e7\u00e3o8 = 3:51\n| t\u00edtulo9 = Sent from Up Above\n| escritor9 = M. Carey, R. Lawrence\n| extra9 = R. Lawrence\n| dura\u00e7\u00e3o9 = 4:05\n| t\u00edtulo10 = Prisoner\n| escritor10 = M. Carey, B. Margulies\n| extra10 = Ric Wake\n| dura\u00e7\u00e3o10 = 4:22\n| t\u00edtulo11 = [[Love Takes Time]]\n| escritor11 = M. Carey, B. Margulies\n| extra11 = [[Walter Afanasieff]]\n| dura\u00e7\u00e3o11 = 3:48\n}}\n\n== Cr\u00e9ditos ==\n{{col-begin}}\n{{col-2}}\n'''Pessoal'''\n* Mariah Carey - Vocais, vocais de fundo\n* Ben Margulies - [[tambor]], [[teclados]] de programa\u00e7\u00e3o\n* Narada Michael Walden - Bateria\n* Ren Klyce - bateria line, Fairlight de programa\u00e7\u00e3o\n* Joe Franco - bateria, percuss\u00e3o, programa\u00e7\u00e3o de percuss\u00e3o\n* Ric Wake - programa\u00e7\u00e3o de bateria\n* Omar Hakim - bateria\n* Jimmy Rip - guitarras\n* Chris Camozzi - guitarra ac\u00fastica, guitarra el\u00e9trica\n* David Williams - guitarraa\n* Michael Landau - guitarras\n* Vernon Reid - guitarras\n* Nile Rodgers - guitarras\n* Rhett Lawrence - teclados\n* Louis Biancaniello - teclados, baixo, programa\u00e7\u00e3o de programa\u00e7\u00e3o de ritmo,\n* Richard Tee - piano\n* Marcus Miller - baixo\n* [[Walter Afanasieff]] - teclados, sintetizadores, baixo\n* Billy T. Scott - vocais de fundo\n* O Billy T. Scott Emsemble - vocais de fundo\n* Fonzie Thornton - vocais de fundo\n{{col-2}}\n'''Produ\u00e7\u00e3o'''\n* Mariah Carey - arranjador, arranjos vocais\n* Ben Margulies - arranjador\n* Chris Toland - arranjador, engenharia adicional\n* Walter Afanasieff - arranjador\n* Narada Michael Walden - arranjador, a produ\u00e7\u00e3o adicional, arranjo ritmo\n* Ric Wake - arranjo adicionais\n* Rico Tancredi - arranjo adicionais\n* Patrick Dillett - engenheiro de grava\u00e7\u00e3o, mixagem\n* Bob Cadway - engenheiro de grava\u00e7\u00e3o, mixagem\n* Rhett Lawrence - Grava\u00e7\u00e3o, arranjador, misturando\n* Dana Jon Chappelle - engenheiro, engenharia, mistura adicional\n* Manny LaCarrubba - engenharia adicional\n* Larry Alexander - mistura\n* Bob Ludwig - masteriza\u00e7\u00e3o, Masterdisk\n* Howie Weisburg - masteriza\u00e7\u00e3o, Masterdisk\n* [[Tommy Mottola]] - produtor executivo\n{{col-end}}\n\n==Desempenho nas tabelas musicais==\n''Mariah Carey'' entrou na parada musical ''[[Billboard 200]]'' dos Estados Unidos no n\u00famero 80, e ficou entre os vinte mais vendidos em sua quarta semana. O \u00e1lbum liderou as paradas na 43\u00ba semana, devido \u00e0 exposi\u00e7\u00e3o de Carey no ''[[Grammy|33\u00ba Annual Grammy Awards]]'', e ficou l\u00e1 por 11 semanas consecutivas. At\u00e9 \u00e0 data, \u00e9 a perman\u00eancia mais longa no topo na carreira da cantora.][{{harvnb|Nickson|1998|pp=35\u201338}}] Ele ficou no entre os vinte mais vendidos por 65 semanas e na ''Billboard 200'' por 113 semanas. ''Mariah Carey'' foi certificado nove vezes platina pela [[Recording Industry Association of America]] (RIAA) em 15 de dezembro de 1999. O \u00e1lbum vendeu 4,854,000 c\u00f3pias nos Estados Unidos, segundo a [[Nielsen SoundScan]], que come\u00e7ou a contar as vendas depois de 1 de mar\u00e7o de 1991.[{{citar web|url=http://www.billboard.com/#/column/chartbeat/ask-billboard-madonna-vs-whitney-vs-mariah-1004005695.story|titulo=Ask Billboard: Madonna vs. Whitney ... vs. Mariah|publicado=[[Billboard]]|acessodata=15 de junho de 2011}}] Tornou-se o \u00e1lbum mais vendido de 1991 nos Estados Unidos.[{{citar web|url=http://www.alaskajim.com/charts/yearlyalbums/topalbums_1991_us.php|titulo=Top Albums of 1991 - U.S. Album Charts|obra=[[Billboard]]|acessodata=16 de novembro de 2011}}] \n\nNo Canad\u00e1, o disco alcan\u00e7ou a posi\u00e7\u00e3o n\u00famero um na parada canadense [[RPM (revista)|''RPM Singles'']] durante a semana de 20 de abril de 1991.[{{citar web|url=http://www.collectionscanada.gc.ca/rpm/028020-119.01-e.php?&file_num=nlc008388.1497&type=1&interval=20&PHPSESSID=4dp17sl7hp9qmhhj3vmcenr836|titulo=Top Albums/CDs \u2013 Volume 53, No. 20, April 20, 1991|publicado=RPM|acessodata=15 de junho de 2011}}] At\u00e9 o momento, o disco \u00e9 certificado sete vezes platina pela [[Canadian Recording Industry Association]] (CRIA), vendendo mais de 700 mil c\u00f3pias.[{{citar web|url=http://cria.ca/cert_db_search.php?page=2&wclause=WHERE+artist_name+like+%27%25mariah+carey%25%27+AND+%28+cert_search+%3D+1+OR+cert_search+%3D+2+OR+cert_search+%3D+5+OR+cert_search+%3D+6+OR+cert_search+%3D+7+OR+cert_search+%3D+8+%29+ORDER+BY+cert_date%2C+cert_award+&rcnt=48&csearch=0&nextprev=1|titulo=Music Canada (CRIA)|publicado=[[Music Canada]]|acessodata=15 de junho de 2011}}] O \u00e1lbum alcan\u00e7ou a posi\u00e7\u00e3o de n\u00famero seis na Austr\u00e1lia, onde foi disco de platina duplo e terminou no sexto lugar no final de 1991 dos 50 \u00e1lbuns mais vendidos pela [[ARIA Charts]]. Durante a semana de 15 de setembro de 1990, ''Mariah Carey'' entrou no [[UK Albums Chart]] em seu pico de n\u00famero seis. Depois de passar 40 semanas no gr\u00e1fico, o \u00e1lbum foi certificado platina pela [[British Phonographic Industry]] (BPI), vendendo mais de 300,000 c\u00f3pias. At\u00e9 2008, o disco j\u00e1 vendeu mais de 25 milh\u00f5es de c\u00f3pias em todo o mundo.[{{citar web|url=http://www.bet.com/entertainment/News/mariahtwenty.htm?wbc_purpose=Basic&WBCMODE=PresentationUnpublished&Referrer=%7B1165D08F-7604-4004-92E0-04CCBC1FAAF0%7D|titulo=BET Exclusive: Mariah Celebrates 20 Years; Thanks Fans|publicado=Black Entertainment Television|acessodata=15 de junho de 2011}}]\n\n{{col-begin}}\n{{col-break}}\n===Posi\u00e7\u00f5es===\n{| class=\"wikitable sortable\"\n!Pa\u00eds \u2014 Tabela musical\n!Posi\u00e7\u00e3o
de pico\n|-\n|[[Alemanha]] \u2014 [[Media Control Charts]][{{citar web|url=http://www.musicline.de/de/chartverfolgung_summary/artist/Carey%2CMariah?sort=entry&type=longplay|t\u00edtulo=Chartverfolgung / Carey, Mariah / Longplay|l\u00edngua=alem\u00e3o|publicado=musicline.de PhonoNet|acessodata=7 de abril de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|24\n|-\n|[[Austr\u00e1lia]] \u2014 [[Kent Music Report]]\n|style=\"text-align:center;\"|6\n|-\n|[[Canad\u00e1]] \u2014 ''[[RPM (revista)|RPM]]''[{{citar web|url=http://www.collectionscanada.gc.ca/rpm/028020-119.01-e.php?&file_num=nlc008388.1497&type=1&interval=20&PHPSESSID=4dp17sl7hp9qmhhj3vmcenr836|t\u00edtulo=Top Albums/CDs \u2013 Volume 53, No. 20, April 20, 1991|data=10 de mar\u00e7o de 1984|obra=RPM|publicado=RPM Music Publications Ltd|acessodata=11 de mar\u00e7o de 2010}}]\n|style=\"text-align:center; font-weight:bold;\"|1\n|-\n|[[Espanha]] \u2014 [[Productores de M\u00fasica de Espa\u00f1a]][\n|style=\"text-align:center;\"|35\n|-\n|[[Estados Unidos]] \u2014 [[Billboard 200|''Billboard'' 200]]][{{citar web|url=http://www.billboard.com/charts/billboard-200#/charts/billboard-200?chartDate=1991-03-02|t\u00edtulo=Billboard Top 200 Albums|obra=Billboard|publicado=Prometheus Global Media|acessodata=14 de agosto de 2010|data=2 de mar\u00e7o de 1991}}]\n|style=\"text-align:center; font-weight:bold;\"|1\n|-\n|Estados Unidos \u2014 [[Top R&B/Hip-Hop Albums]] (''[[Billboard]]'')[{{citar web|url=http://www.billboard.com/charts/billboard-200#/album/mariah-carey/mariah-carey/3767|t\u00edtulo=Top R&B/Hip-Hop Albums: Week Ending October 20, 1990|acessodata=14 de agosto de 2010|data=20 de outubro de 1990|obra=Billboard|publicado=Prometheus Global Media}}]\n|style=\"text-align:center;\"|3\n|-\n|[[Fran\u00e7a]] \u2014 [[Syndicat National de l'\u00c9dition Phonographique]][{{citar web|url=http://www.infodisc.fr/Albums_ChartRun.php|t\u00edtulo=Album Runs|l\u00edngua=franc\u00eas|publicado=InfoDisc|acessodata=21 de setembro de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|17\n|-\n|[[Jap\u00e3o]] \u2014 [[Oricon]][{{citar web|url=http://www.oricon.co.jp/prof/artist/163336/ranking/cd_album/|t\u00edtulo=Profile of Mariah Carey|l\u00edngua=japon\u00eas|publicado=[[Oricon]]|acessodata=21 de setembro de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|13\n|-\n|[[Noruega]] \u2014 [[Norwish Musik Osterreichischen|Federa\u00e7\u00e3o Internacional da Ind\u00fastria Fonogr\u00e1fica]][\n|style=\"text-align:center;\"|4\n|-\n|[[Nova Zel\u00e2ndia]] \u2014 [[Recording Industry Association of New Zealand]]][{{citar web|url=http://charts.org.nz/showitem.asp?interpret=Mariah+Carey&titel=Mariah+Carey&cat=a|titulo=Mariah Carey \u2013 Mariah Carey|obra=Charts.org.nz|acessodata=20 de dezembro de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|4\n|-\n|[[Pa\u00edses Baixos]] \u2014 [[MegaCharts]][{{citar web|url=http://dutchcharts.nl/showitem.asp?interpret=Mariah+Carey&titel=Mariah+Carey&cat=a|t\u00edtulo=Mariah Carey \u2013 Mariah Carey \u2013 World Charts|obra=Dutchcharts.nl|publicado=Hung Medien|acessodata=13 de agosto de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|6\n|-\n|[[Reino Unido]] \u2014 [[UK Albums Chart]] ([[The Official Charts Company]])[{{citar web|url=http://www.chartstats.com/artistinfo.php?id=571|t\u00edtulo=ChartStats \u2013 Mariah Carey|obra=[[The Official Charts Company]]|publicado=Chartstats.com|acessodata=13 de agosto de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|6\n|-\n|[[Su\u00e9cia]] \u2014 [[Sverigetopplistan|Swedish Albums Chart]][\n|style=\"text-align:center;\"|8\n|-\n|[[Su\u00ed\u00e7a]] \u2014 [[IFPI \u010cesk\u00e1 Republika|Federa\u00e7\u00e3o Internacional da Ind\u00fastria Fonogr\u00e1fica]]][\n|style=\"text-align:center;\"|15\n|}\n\n===Posi\u00e7\u00f5es de fim-de-d\u00e9cada===\n{| class=\"wikitable sortable\"\n!Pa\u00eds \u2014 Tabela musical(1990\u20131999)\n!Posi\u00e7\u00e3o\n|-\n|Estados Unidos \u2014 ''Billboard'' 200][{{citar livro|autor= Geoff Mayfield |url= http://books.google.co.kr/books?id=9w0EAAAAMBAJ&lpg=PP1&lr&rview=1&pg=RA1-PA4#v=onepage&q&f=false |t\u00edtulo= 1999 The Year in Music Totally '90s: Diary of a Decade \u2013 The listing of Top Pop Albums of the '90s & Hot 100 Singles of the '90s |obra=Billboard|publicado=Prometheus Global Media|data=25 de maio de 1999|acessodata=12 de dezembro de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|27\n|}\n{{col-break}}\n\n===Certifica\u00e7\u00f5es===\n{| class=\"wikitable sortable\"\n!Pa\u00eds \u2014 Associa\u00e7\u00e3o (Vendas)\n!Certifica\u00e7\u00e3o\n|-\n|Austr\u00e1lia \u2014 [[Australian Recording Industry Association|ARIA]] (280 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina|4}}\n|-\n|Canad\u00e1 \u2014 [[Music Canada]] (700 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina|7}}[{{citar web|url=http://www.cria.ca/goldplat.php/|t\u00edtulo=Gold and Platinum \u2013 Mariah Carey|publicado=[[Music Canada]]|acessodata=14 de agosto de 2010}}]\n|-\n|Espanha \u2014 [[Productores de M\u00fasica de Espa\u00f1a|PROMUSICAE]] (50 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Ouro}}[{{citar livro|\u00faltimo=Salaverri|primeiro=Fernando|t\u00edtulo=S\u00f3lo \u00e9xitos: a\u00f1o a a\u00f1o, 1959\u20132002|acessodata=13 de agosto de 2010|edi\u00e7\u00e3o=1st |ano=2005|m\u00eas=September|publicado=Fundaci\u00f3n Autor-SGAE|local=Spain|isbn=8480486392}}]\n|-\n|Estados Unidos \u2014 [[Recording Industry Association of America|RIAA]] (9,9 milh\u00f5es)[{{citar web|url=http://www.billboard.com/#/column/chartbeat/ask-billboard-madonna-vs-whitney-vs-mariah-1004005695.story|t\u00edtulo=Ask Billboard: Madonna vs. Whitney ...vs. Mariah|\u00faltimo =Trust|primeiro=Gary|data=21 de Agosto de 2009|obra=Billboard|publicado=Nielsen Business Media, Inc|acessodata =7 de Abril de 2010}}]\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina|9}}[{{citar web|url=http://www.riaa.com/goldandplatinumdata.php?table=SEARCH_RESULTS|t\u00edtulo=Mariah Carey \u2013 Mariah Carey|data=15 de dezembro de 1999|obra=[[Recording Industry Association of America]]|acessodata=13 de agosto de 2010}}]\n|-\n|Jap\u00e3o \u2014 [[Oricon]] (600 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina|3}}\n|-\n|Nova Zel\u00e2ndia \u2014 [[Recording Industry Association of New Zealand|RIANZ]] (60 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina|4}}[{{citar livro |\u00faltimo= Scapolo |primeiro= Dean |t\u00edtulo= The Complete New Zealand Music Charts 1966\u20132006 |publicado= |ano= 2007 |m\u00eas= |isbn= 978-1-877443-00-8}}]\n|-\n|Pa\u00edses Baixos \u2014 [[NVPI]] (100 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina}}\n|-\n|Su\u00e9cia \u2014 [[Grammofon Leverant\u00f6rernas F\u00f6rening|GLF]] (100 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina}}[{{citar web|url=http://www.ifpi.se/wp-content/uploads/guld-platina-1987-1998.pdf|t\u00edtulo=IFPI Sweden Certifications 1987\u20131998|publicado=[[International Federation of the Phonographic Industry]]|acessodata=14 de agosto de 2010}}]\n|-\n|Reino Unido \u2014 [[British Phonographic Industry|BPI]] (300 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Platina}}\n|-\n|Su\u00ed\u00e7a \u2014 [[IFPI Schweiz|IFPI]] (25 mil)\n|style=\"text-align:center;\"|{{Certifica\u00e7\u00e3o|Ouro}}[{{citar web|url=http://swisscharts.com/search_certifications.asp?search=mariah+carey|t\u00edtulo=Swiss Award \u2013 Mariah Carey|ano=2006|obra=[[Swiss Music Charts]]|acessodata=13 de agosto de 2010}}]\n|}\n{{Col-end}}\n\n==Refer\u00eancias==\n===Leitura adicional===\n*{{Citar livro |nome=Chris |sobrenome=Nickson |ano=1998 |t\u00edtulo=Mariah Carey revisited: her story |editora=St. Martin's Press |l\u00edngua2=en |isbn=978-0312195120}}\n*{{Citar livro |nome=Marc |sobrenome=Shapiro |t\u00edtulo=Mariah Carey: The Unauthorized Biography |editora=ECW Press |l\u00edngua2=en |isbn=978-1550224443 |ano=2001}}\n\n{{refer\u00eancias|Notas de rodap\u00e9|col=2|n\u00edvel=3}}\n\n{{Mariah Carey}}\n{{Portal3|Mariah Carey|M\u00fasica}}\n\n{{DEFAULTSORT:Mariah Carey}}\n[[Categoria:\u00c1lbuns de 1990]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de Mariah Carey]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de estreia de 1990]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de m\u00fasica pop]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de soul]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de R&B]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:All in Your Mind.ogg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Fleche-defaut-droite.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Fleche-defaut-gauche.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Folder Hexagonal Icon.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:GClef.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Gnome-mime-sound-openclipart.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Gold record icon.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:I Don't Wanna Cry.ogg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:MAriah Carey 2005.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Manhattan, New York City.jpg"}]},"4115031":{"pageid":4115031,"ns":0,"title":"Finl\u00e2ndia nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 1960","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Infobox Olympics Finl\u00e2ndia\n|jogos=Ver\u00e3o de 1960\n|competidores=117\n|esportes=14\n|bandeira = \n|posi\u00e7\u00e3o = 17\n|ouro = 1\n|prata = 1\n|bronze = 3\n|total = 5\n}}\nA '''[[Finl\u00e2ndia]]''' competiu nos [[Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 1960]], realizados em [[Roma]], [[It\u00e1lia]].[[http://www.la84foundation.org/5va/reports_frmst.htm Official Olympic Reports]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Pa\u00edses nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 1960}}\n{{Portal3|Eventos multiesportivos}}\n\n{{DEFAULTSORT:Finlandia Nos Jogos Olimpicos Verao 1960}}\n[[Categoria:Pa\u00edses nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 1960]]\n[[Categoria:Finl\u00e2ndia nos Jogos Ol\u00edmpicos|1960]]\n[[Categoria:Desporto na Finl\u00e2ndia em 1960]]"}]},"2945311":{"pageid":2945311,"ns":0,"title":"Lista dos duques da Sil\u00e9sia","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"Esta \u00e9 uma lista de duques do ducado da Sil\u00e9sia.\n\n== [[Dinastia Piast]] ==\n\n{| class=\"wikitable\" cellpadding=2 cellspacing=2\n|- bgcolor=#cccccc\n! with=150px | # !! width=107px | Nome !! width=51px | !! width=150px | In\u00edcio do governo !! width=150px | Fim do governo !! width=150px | Cognome(s) !! width=150px | Notas\n|-\n|- bgcolor=#E6E6FA\n|align=center| 1 || '''[[Ladislau II da Pol\u00f3nia|Ladislau]]'''\n|| [[File:Jan Matejko, W\u0142adys\u0142aw II Wygnaniec.jpg|50px]]\n|| [[1138]] || [[1146]] || ''O Exilado''|| \n|- bgcolor=#E6E6FA\n|align=center| 2 || '''[[Boleslau IV da Pol\u00f3nia|Boleslau]] (I)'''\n|| [[File:Jan Matejko, Boles\u0142aw IV K\u0119dzierzawy.jpg|50px]]\n|| [[1146]] || [[1163]] |||| \n|- bgcolor=#E6E6FA\n|align=center| 3 || '''[[Boleslau I da Sil\u00e9sia|Boleslau I]]'''\n|| [[File:Boles\u0142aw I Wysoki tomb effigy.PNG|50px]]\n|| [[1163]] || [[1172]] ||''O Alto, O Longo''||\n|- bgcolor=#E6E6FA\n|align=center| 4 || '''[[Miecislau IV]]'''\n|| [[File:Mieszko IV.JPG|50px]]\n|| [[1163]] || [[1173]] |||| Governa at\u00e9 1172 com Boleslau I. A partir de 1172, governa com Jaroslau.\n|- bgcolor=#E6E6FA\n|align=center| 5 || '''[[Jaroslau da Sil\u00e9sia|Jaroslau]]'''\n|| \n|| [[1172]] || [[1173]] |||| Governa com Miecislau IV.\n|- bgcolor=#E6E6FA\n|}\n\nEm 1173, o ducado \u00e9 dividido em v\u00e1rias terras: \n\n*[[Lista dos duques da Baixa Sil\u00e9sia|Ducado da Baixa Sil\u00e9sia]]\n*[[Lista dos duques da Alta Sil\u00e9sia|Ducado da Alta Sil\u00e9sia]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n* ''Neue deutsche Biographie'', Berlin 2001, Bd.: 20, p. 403-407\n* ''Meyers Gro\u00dfes Konversations-Lexikon'', Leipzig 1905\u20131909, Bd.: 17, p. 845-847\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n*[[Lista dos condes de Kladsko|Condado de Kladsko]]\n\n[[Categoria:Dinastia Piast|*]]\n[[Categoria:Duques da Pol\u00f4nia|*]]\n[[Categoria:Listas sobre nobreza|Duques da Sil\u00e9sia]]"}]},"1977175":{"pageid":1977175,"ns":0,"title":"Ant\u00f3nio Lu\u00eds Gomes","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:Ant\u00f3nio Lu\u00eds Gomes.jpg|thumb|250px|Ant\u00f3nio Lu\u00eds Gomes.]]\n[[Imagem:Ant\u00f3nio Lu\u00eds Gomes, ministro do Fomento do I governo provis\u00f3rio da Rep\u00fablica, \u00e0 entrada dos Pa\u00e7os do Concelho, 1911.png|thumb|250px|Ant\u00f3nio Lu\u00eds Gomes \u00e0 entrada dos [[Pa\u00e7os do Concelho de Lisboa]], 1911.]]\n'''Ant\u00f3nio Lu\u00eds Gomes''' ([[S\u00e3o Martinho da G\u00e2ndara]], [[23 de Setembro]] de [[1863]] \u2014 [[Porto]], [[28 de Agosto]] de [[1961]]) foi um jurista, professor universit\u00e1rio, pol\u00edtico e diplomata que se distinguiu como um dos mais prestigiados membros do [[Partido Republicano Portugu\u00eas]] na fase final da monarquia e nos primeiros anos da [[Primeira Rep\u00fablica Portuguesa]]. Fez parte do [[Governo Provis\u00f3rio da Rep\u00fablica Portuguesa]].\n\n== Biografia ==\nAnt\u00f3nio Lu\u00eds Gomes nasceu em [[S\u00e3o Martinho da G\u00e2ndara]], concelho de [[Oliveira de Azem\u00e9is]], filho de Ant\u00f3nio Gomes Luiz, origin\u00e1rio da regi\u00e3o de [[Aveiro]]. Depois de realizar estudos liceais na cidade do Porto, formou-se em [[Direito]] na [[Universidade de Coimbra]] no ano de [[1890]].\n\nDurante os seus tempos de estudante, foi dirigente da [[Associa\u00e7\u00e3o Acad\u00e9mica de Coimbra]] a cuja direc\u00e7\u00e3o presidiu durante quatro anos. A sua viv\u00eancia em [[Coimbra]], e particularmente as consequ\u00eancias na opini\u00e3o p\u00fablica do [[Ultimato brit\u00e2nico de 1890]], levaram-no \u00e0 defesa do [[republicanismo]], sendo desde os seus tempos de estudante um fervoroso defensor do fim da [[monarquia]] e da implanta\u00e7\u00e3o de um regime republicano em Portugal.\n\nEm consequ\u00eancia, como militante do [[Partido Republicano Portugu\u00eas]], fez parte do Direct\u00f3rio desse partido. Foi eleito deputado republicano \u00e0s Cortes da Monarquia em [[1909]], vivendo no parlamento nos momentos finais do regime.\n\n[[Implanta\u00e7\u00e3o da Rep\u00fablica Portuguesa|Proclamada a Rep\u00fablica Portuguesa]], foi escolhido para o cargo de [[Ministro do Fomento]] do [[Governo Provis\u00f3rio da Rep\u00fablica Portuguesa]], tendo tido um papel fundamental na estrutura\u00e7\u00e3o do novo regime portugu\u00eas.\n\nEm [[1911]], ap\u00f3s a entrada em vigor da [[Constitui\u00e7\u00e3o Portuguesa de 1911]] e a auto-dissolu\u00e7\u00e3o do Governo Provis\u00f3rio, foi nomeado embaixador de Portugal no Brasil, cabendo-lhe a tarefa de restabelecer as rela\u00e7\u00f5es diplom\u00e1ticas entre a jovem [[Primeira Rep\u00fablica Portuguesa]] e aquele pa\u00eds. Conseguiu aqueles objectivos em [[1912]], o que lhe granjeou grande prest\u00edgio.\n\nAp\u00f3s o seu regresso a Portugal foi eleito provedor da [[Santa Casa da Miseric\u00f3rdia do Porto]], cargo que exerceu at\u00e9 [[1921]], ano em que foi nomeado reitor da [[Universidade de Coimbra]].\n\nExerceu as fun\u00e7\u00f5es de reitor da Universidade de Coimbra de [[1921]] a [[1924]].\n\nEm [[1930]] voltou a assumir as fun\u00e7\u00f5es de provedor da [[Santa Casa da Miseric\u00f3rdia do Porto]], cargo que manteve at\u00e9 [[1944]].\n\nComo \u00fanico membro do [[Governo Provis\u00f3rio da Rep\u00fablica Portuguesa]] ent\u00e3o vivo e como um dos decanos sobrevivos do movimento republicano, presidiu ao [[Primeiro Congresso Republicano]] que se realizou em [[1957]] na cidade de [[Aveiro]]. \n\nCasou com Maria Jos\u00e9 de Medeiros Alves, tendo o casal os seguintes filhos: Ant\u00f3nio Luiz Gomes ([[1898]] - [[1981]]), assistente da [[Faculdade de Letras da Universidade do Porto]] e Director-Geral da Fazenda durante o [[Estado Novo (Portugal)|Estado Novo]]; [[Ruy Luiz Gomes]], que se distinguiu como docente universit\u00e1rio, matem\u00e1tico e pol\u00edtico; Alda Luiz Gomes; Hermengarda Luiz Gomes; e Irene Luiz Gomes.\n\nAnt\u00f3nio Luiz Gomes faleceu aos 98 anos de idade na sua resid\u00eancia na cidade do Porto.\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{link|1=|2=http://ruyluisgomes.blogspot.com/2005/10/o-pai-de-ruy-lus-gomes-antnio-luiz.html|3=Fotografias de Ant\u00f3nio Luiz Gomes e sua fam\u00edlia}}\n* {{link|1=|2=http://ruyluisgomes.blogspot.com/2005/10/sobre-famlia-de-ruy-lus-gomes-uma.html|3=Sobre a fam\u00edlia de Ruy Lu\u00eds Gomes}}\n{{Reitores da Universidade de Coimbra}}\n{{Ministros do Fomento de Portugal}}\n{{Governo Provis\u00f3rio}}\n\n{{NF|1863|1961|Antonio Luis Gomes}}\n[[Categoria:Diplomatas de Portugal]]\n[[Categoria:Juristas de Portugal]]\n[[Categoria:Ministros de Portugal]]\n[[Categoria:Naturais do Porto]]\n[[Categoria:Professores universit\u00e1rios de Portugal]]\n[[Categoria:Reitores da Universidade de Coimbra]]\n[[Categoria:Republicanos de Portugal]]\n[[Categoria:Embaixadores de Portugal no Brasil]]"}]},"575797":{"pageid":575797,"ns":0,"title":"Yerupaj\u00e1","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Montanha\n|Nome=Yerupaj\u00e1\n|Imagem=Yerupaja Grande.jpg\n|Imagem legenda=Yerupaj\u00e1\n|Posi\u00e7\u00e3o=\n|Altitude=6635\n|Altitude p\u00e9s=21768\n|Proemin\u00eancia=2028\n|Isolamento=\n|Listas = [[Lista de picos ultraproeminentes|Ultra]]\n|Coordenadas={{coord|10|16|0|S|76|54|0|W}}\n|imagem_mapa_coordenada = Peru\n|mapa_alt =Peru physical map.svg\n|latg=10 |latm=16 |lats=0 |latNS=S\n|longg=76 |longm=54 |longs=0 |longEW=W\n|coord_t\u00edtulo=s\n|Localiza\u00e7\u00e3o=[[Ancash]], {{PER}}\n|Cordilheira=[[Cordilheira Huayhuash]] ([[Andes]])\n|Primeira ascens\u00e3o data=[[1950]]\n|Primeira ascens\u00e3o autores=David Harrah e James Maxwell[{{citar peri\u00f3dico|\u00faltimo =Graber |primeiro =Michael |t\u00edtulo=Yerupaja - The West Face Direct |obra=[[Climbing (magazine)|Climbing]] |volume= |n\u00famero=93 |p\u00e1gina=30 |data=dezembro de 1995 |url= |issn=0045-7159}}]\n|Melhor rota=\n}}\n\n'''Yerupaja''' \u00e9 um pico da [[Cordilheira dos Andes]] localizado no [[Peru]]. \u00c9 a segunda mais alta montanha do Peru, atingindo os 6635 m de altitude, e \u00e9 a mais alta da [[Cordilheira Huayhuash]].\n\n[[Ficheiro:Yerupaja South Face.jpg|350px|miniaturadaimagem|esquerda|A vertente sul do Yerupaj\u00e1]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n\n{{esbo\u00e7o-geope}}\n\n[[Categoria:Montanhas do Peru]]\n[[Categoria:Montanhas com mais de 6000 metros de altitude]]"}]},"1697885":{"pageid":1697885,"ns":0,"title":"Furac\u00e3o Maria","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambig||Tempestade tropical Maria}}\n\n{{Info/Furac\u00e3o\n| nome = Furac\u00e3o Maria\n| categoria = Categoria 5\n| AUScat = \n| OIScat = \n| OINcat = \n| Tuf\u00e3ocat = \n| fijicat = \n| imagem = Maria 2017-09-20 0238Z (Coastline-less).jpg\n| coment\u00e1rios = Furac\u00e3o Maria em seu pico de intensidade em 19 de setembro\n| forma\u00e7\u00e3o = {{Dtlink|16|09|2017}}\n| dissipa\u00e7\u00e3o = {{Dtlink|03|10|2017}}\n| vento = 150\n| Vento = \n| vento10 = \n| rajadas = 185\n| rajadas10 = \n| press\u00e3o = 908\n| Press\u00e3o = \n| preju\u00edzos = US$ 91,61 bilh\u00f5es de d\u00f3lares\n| infla\u00e7\u00e3o = \n| fatalidades = 3 057[{{citar web|URL=https://news.vice.com/en_us/article/j5nzb3/nearly-3000-people-died-in-puerto-rico-after-hurricane-maria?utm_medium=vicenewsfacebook|t\u00edtulo=Nearly 3,000 people died in Puerto Rico after Hurricane Maria|publicado=Vice News|acessodata=29 de agosto de 2018}}]\n| \u00e1reas = [[Ilhas de Barlavento (Caribe)|Ilhas de Barlavento]] (principalmente [[Dominica]], mas tamb\u00e9m [[Martinica]], [[Guadalupe]], [[Montserrat]], [[Ant\u00edgua e Barbuda]] e [[S\u00e3o Bartolomeu]]), [[Porto Rico]]\n| temporada = \n| 1 = \n}}\nO '''Furac\u00e3o Maria''' foi um [[ciclone tropical]] que recentemente [[landfall (meteorologia)|atingiu o solo]] duas vezes na regi\u00e3o do [[Caribe]], primeiro na ilha de [[Dominica]], localizada nas [[Ilhas de Barlavento (Caribe)|Ilhas de Barlavento]], e depois na ilha de [[Porto Rico]], afetando outras regi\u00f5es do [[Caribe]], como a [[Rep\u00fablica Dominicana]] e as [[Ilhas Turcas e Caicos]].[{{citar web|url=http://www.nhc.noaa.gov/archive/2017/al15/al152017.discus.011.shtml?|t\u00edtulo=Hurricane MARIA|website=www.nhc.noaa.gov|acessodata=2017-09-18}}] \u00c9 a d\u00e9cima terceira [[Lista de nomes de ciclones tropicais|tempestade nomeada]], s\u00e9timo furac\u00e3o, o quarto grande furac\u00e3o e o segundo furac\u00e3o de [[Escala de furac\u00f5es de Saffir-Simpson#Categoria_5|Categoria 5]] da temporada de furac\u00f5es no Atl\u00e2ntico em 2017.\n\nO Furac\u00e3o Maria formou-se em 16 de setembro em uma [[onda tropical]] que foi monitorada pelo [[Centro Nacional de Furac\u00f5es]] a partir de 14 de setembro. \u00c9 o terceiro grande furac\u00e3o seguido a amea\u00e7ar as [[Ilhas de Barlavento (Caribe)|Ilhas de Barlavento]] com um impacto direto ou grandes impactos dentro de duas semanas, ap\u00f3s o [[Furac\u00e3o Irma]] causar um dano catastr\u00f3fico e o [[Furac\u00e3o Jose]], ent\u00e3o um furac\u00e3o de [[Escala de furac\u00f5es de Saffir-Simpson#Categoria_4|Categoria 4]], que passou pr\u00f3ximo do local. \u00c0s 23:30 [[UTC]] do dia 18 de setembro, Maria fortaleceu-se para um furac\u00e3o de [[Escala de furac\u00f5es de Saffir-Simpson#Categoria_5|Categoria 5]], fazendo com que a Temporada de furac\u00f5es no Atl\u00e2ntico de 2017 seja a primeira desde [[Temporada de furac\u00f5es no Atl\u00e2ntico de 2007|2007]] a caracterizar dois furac\u00f5es de [[Escala de furac\u00f5es de Saffir-Simpson#Categoria_5|Categoria 5]] e uma das seis temporadas de furac\u00f5es no Atl\u00e2ntico com dois ou mais furac\u00f5es de [[Escala de furac\u00f5es de Saffir-Simpson#Categoria_5|Categoria 5]], bem como apenas a segunda temporada (ap\u00f3s [[Temporada de furac\u00f5es no Atl\u00e2ntico de 2007|2007]]) a apresentar dois furac\u00f5es que [[landfall (meteorologia)|atingiram o solo]] na intensidade de [[Escala de furac\u00f5es de Saffir-Simpson#Categoria_5|Categoria 5]]. Al\u00e9m disso, \u00e9 o d\u00e9cimo furac\u00e3o no Atl\u00e2ntico mais intenso j\u00e1 registrado e tamb\u00e9m \u00e9 o furac\u00e3o com a menor [[press\u00e3o atmosf\u00e9rica]] em todo o mundo em 2017.\n\nEm 20 de setembro, o furac\u00e3o Maria atingiu [[Porto Rico]] na condi\u00e7\u00e3o de pior tempestade a se abater sobre o territ\u00f3rio em quase 90 anos, transformando ruas em rios repletos de destro\u00e7os, danificando edif\u00edcios e cortando a energia depois de matar ao menos 33 pessoas no Caribe.[{{citar web|url=https://g1.globo.com/mundo/noticia/furacao-maria-causa-destruicao-em-porto-rico-apos-matar-ao-9-pessoas-no-caribe.ghtml|publicado=Globo.com|obra=G1|t\u00edtulo=Furac\u00e3o Maria causa destrui\u00e7\u00e3o em Porto Rico ap\u00f3s matar 9 pessoas no Caribe}}] Nesse mesmo per\u00edodo de tempo sua intensidade foi rebaixada a categoria 2, ap\u00f3s deixar [[Porto Rico]] em 21 de setembro, se intensificou novamente atingindo a categoria 3 e logo em seguida a categoria 4, seguindo em dire\u00e7\u00e3o as [[Bahamas]].[{{citar web|url=http://www.nhc.noaa.gov/archive/2017/al15/al152017.discus.021.shtml|titulo=Hurricane Maria Discussion Number 21|data=21 de setembro de 2017|acessodata=24 de setembro de 2017|publicado=National Hurricane Center|ultimo=Pasch|primeiro=Richard}}]\n\nEm 22 de setembro, foi rebaixado a categoria 3 e houve uma mudan\u00e7a de curso o afastando das Bahamas e de ilhas povoadas. Em 24 de setembro se enfraqueceu novamente a categoria 2 e segue em dire\u00e7\u00e3o ao norte sem oferecer riscos atualmente.[{{citar web|url=http://www.nhc.noaa.gov/text/refresh/MIATCDAT5+shtml/|titulo=Hurricane Maria Forecast Discussion|data=24 de setembro de 2017|acessodata=24 de setembro de 2017|publicado=National Hurricane Center|ultimo=|primeiro=}}]\n\nEm agosto de 2018, um relat\u00f3rio oficial da Universidade George Washington revelou que o furac\u00e3o matou 3 057 pessoas: 2 975 em [[Porto Rico]], 65 em [[Dominica]], 5 na [[Rep\u00fablica Dominicana]], 4 nos [[Estados Unidos cont\u00edguos]], 3 no [[Haiti]], 2 em [[Guadalupe]] e 3 nas [[Ilhas Virgens Americanas]]. Houve um aumento de 60% na taxa de mortalidade em Porto Rico nos tr\u00eas meses que se seguiram \u00e0 ac\u00e7\u00e3o devastadora do furac\u00e3o. Um ter\u00e7o das mortes foram causadas por interrup\u00e7\u00f5es nos cuidados de sa\u00fade provocadas por cortes de energia, estradas bloqueadas ou inundadas.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n*{{Commonscat-inline|Hurricane Maria (2017)}}\n{{Furac\u00f5es no Atl\u00e2ntico de categoria 5}}\n{{esbo\u00e7o-ciclone tropical}}\n{{Portal3|Meteorologia}}\n[[Categoria:Ciclones tropicais de categoria 5]]\n[[Categoria:Temporada de furac\u00f5es no oceano Atl\u00e2ntico de 2017]]\n[[Categoria:2017 em Porto Rico]]\n[[Categoria:Eventos de setembro de 2017]]"}]},"6298330":{"pageid":6298330,"ns":0,"title":"Bit blit","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais notas|ci\u00eancia=sim|data=junho de 2020}}\n'''Bit blit''' (tamb\u00e9m '''BITBLT''', '''BIT BLT''', '''BitBLT''', '''Bit BLT''', '''Bit Blt''', '''blitting''', etc., de \"'''''bit''' '''bl'''ock transfer''\", \"Transfer\u00eancia de blocos em bit\") \u00e9 uma t\u00e9cnica de opera\u00e7\u00e3o de dados normalmente usada em [[Computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica]] onde v\u00e1rios [[Raster|bitmaps]] s\u00e3o combinados em um atrav\u00e9s da [[fun\u00e7\u00e3o booleana]].[\n\n== Descri\u00e7\u00e3o ==\nA opera\u00e7\u00e3o envolve ao menos dois bitmaps, uma fonte e destino, possivelmente um terceiro chamado de \"m\u00e1scara\" e, \u00e0s vezes, o quarto usado para criar um [[Est\u00eancil]]. Os pixels de cada um s\u00e3o combinados bit a bit de acordo com a ROP (do ingl\u00eas \"'''''raster''' '''op'''eration'', \"opera\u00e7\u00e3o de raster\") especificada e o resultado \u00e9 escrito ao destino. A ROP \u00e9 essencialmente uma f\u00f3rmula [[L\u00f3gica Booleana|booleana]]. A opera\u00e7\u00e3o ROP mais \u00f3bvia substitui o destino com a fonte. Outras ROPs podem incluir opera\u00e7\u00f5es [[Conjun\u00e7\u00e3o l\u00f3gica|AND]], [[Disjun\u00e7\u00e3o l\u00f3gica|OR]], [[XOR]], and [[nega\u00e7\u00e3o|NOT]].][{{citar livro|\u00faltimo =Sanchez|primeiro =Julio |autor2 =Maria P. Canton|t\u00edtulo=Software solutions for engineers and scientists |publicado=CRC Press|data=2007|p\u00e1ginas=690|cap\u00edtulo=Displaying Bit-Mapped images|cap\u00edtulourl=https://books.google.com/books?id=jtKc0k5BWA8C&pg=PA690}}] O chipset de gr\u00e1ficos do sistema [[Commodore International|Commodore]] [[Amiga]] (and others) poderia combinar tr\u00eas bitmaps de fonte qualquer uma das 256 poss\u00edveis [[Fun\u00e7\u00e3o booleana]]s com tr\u00eas entradas.\n\n== Origens ==\nO nome deriva da instru\u00e7\u00e3o \"''BitBLT''\" para o computador ''[[Xerox Alto]]''. O nome deriva do ingl\u00eas \"''b'''it'''-boundary '''bl'''ock transfer''\". Os programadores Dan Ingalls, [[Larry Tesler]], Bob Sproull, e Diana Merry programaram esta opera\u00e7\u00e3o em novembro de 1975 para sistema [[Smalltalk|Smalltalk-72]] enquanto estiveram na empresa [[Xerox PARC]]. Dan Ingalls posteriormente implementou uma vers\u00e3o redesenhada em [[microc\u00f3ddigo]].\n\nO desenvolvimento de m\u00e9todos r\u00e1pidos para v\u00e1rias opera\u00e7\u00f5es BitBLT deu \u00edmpeto \u00e0 evolu\u00e7\u00e3o de monitores de computadores, desde o uso do [[modo texto]] at\u00e9 o uso de [[Raster|gr\u00e1ficos de bitmap]] para tudo. M\u00e1quinas que dependem muito do desempenho de gr\u00e1ficos 2D (como consoles de videogame) geralmente possuem circuitos para fins especiais chamados de ''[[blitter]]''.\n\n== Exemplo de uso da t\u00e9cnica ==\nUm uso cl\u00e1ssico para a t\u00e9cnica \u00e9 [[Renderiza\u00e7\u00e3o|renderizar]] [[Sprite (computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica)|sprites]] transparentes sobre um fundo. Neste exemplo, uma imagem de fundo, um sprite, e uma m\u00e1scara de recorte de 1-bit s\u00e3o usados. Assim que a m\u00e1scara possui 1-bit de cor, n\u00e3o h\u00e1 possibilidade de transpar\u00eancia parcial atrav\u00e9s de ''alpha blending''.\n\nUm ciclo que examina cada bit na m\u00e1scara (e que copia o pixel do sprite somente se a m\u00e1scara estiver configurada) ser\u00e1 muito mais lenta que o hardware que pode aplicar exatamente a mesma opera\u00e7\u00e3o a cada pixel. Em vez disso, um blit de m\u00e1scara pode ser implementado com duas opera\u00e7\u00f5es regulares do BitBlit usando as opera\u00e7\u00f5es em ''raster'' de AND e OR.\n\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Imagem de fundo\n! Sprite (\u00e0 esquerda) e a m\u00e1scara (\u00e0 direita)\n|-\n|align=\"center\"| [[Imagem:Blit back.png]]\n|align=\"center\"| [[Imagem:XBlit_dot.png]]\n|}\n\nO sprite \u00e9 projetado em v\u00e1rias posi\u00e7\u00f5es sobre a imagem de fundo, dando resultado \u00e0 imagem a seguir:\n\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Resultado esperado\n|-\n|align=\"center\"| [[Imagem:XBlit_final.png|none]]\n|}\n\n=== T\u00e9cnica ===\nAo preparar o sprite, as cores s\u00e3o muito importantes. Os valores de p\u00edxeis de m\u00e1scara s\u00e3o 0 (preto) onde o pixel correspondente do sprite deve ser exibido, e s\u00e3o 1 (branco) onde o fundo precisa ser preservado. O sprite deve ser 0 (preto) em qualquer lugar em que deva ser transparente, mas observe que o preto pode ser usado em regi\u00f5es n\u00e3o transparentes.\n\nNa primeira parte, a m\u00e1scara \u00e9 moldada no fundo usando o operador raster AND. Devido a qualquer valor AND combinado com 0 igual a 0, e qualquer valor AND combinado com 1 \u00e9 inalterado, s\u00e3o criadas \u00e1reas pretas onde os sprites reais aparecer\u00e3o, enquanto o resto do plano de fundo \u00e9 preservado.\n\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Moldagem da m\u00e1scara\n|-\n|align=\"center\"| [[Imagem:XBlit_and.png|none]]\n|}\n\nNa segunda parte, o sprite \u00e9 transferido no fundo rec\u00e9m-alterado pela m\u00e1scara usando o operador raster OR. Devido a qualquer valor OR combinado com 0 permanentemente \u00e9 inalterado, o fundo n\u00e3o \u00e9 afetado e as \u00e1reas pretas s\u00e3o preenchidas com a imagem de sprite real.\n\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Resultado final\n|-\n|align=\"center\"| [[Imagem:XBlit_final.png|none]]\n|}\n\nTamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel obter o mesmo efeito usando um sprite com fundo branco e uma m\u00e1scara branca sobre preto. Nesse caso, a m\u00e1scara seria operada em OR antes e posteriormente o sprite operado em AND.\n\n== Compara\u00e7\u00e3o aos sprites de hardware ==\n{{Artigo principal|Sprite (computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica)}}\n\nA t\u00e9cnica de blitting \u00e9 semelhante \u00e0 gera\u00e7\u00e3o de sprite de hardware, pois ambos os sistemas reproduzem um molde, geralmente uma \u00e1rea quadrada, em diferentes locais da tela. Sprites de hardware t\u00eam a vantagem de serem armazenados em mem\u00f3ria separada e, portanto, n\u00e3o alteram a mem\u00f3ria principal da tela. Isso significa que eles se movem sobre o \"plano de fundo\" (cen\u00e1rio) sem alterar sua imagem.\n\nA t\u00e9cnica de blitting move os mesmos tipos de moldes na tela, por\u00e9m move ao escrever na mesma mem\u00f3ria e no restante da tela. Isso significa que a tela de \"abaixo\" \u00e9 substitu\u00edda ou \"danificada\" toda vez que o molde \u00e9 colocado sobre ela. Cabe ao software consertar esse dano atrav\u00e9s de blitting em dobro, uma vez para remover o dano e, em seguida, novamente para colocar o bit em seu novo local. No entanto, existem v\u00e1rias maneiras de otimizar isso. Se grandes \u00e1reas da tela forem ocupadas pelos moldes, pode ser mais eficiente mesclar o plano de fundo com a tela em vez de apagar cada molde individualmente. Uma varia\u00e7\u00e3o envolve dividir a tela em segmentos e apagar apenas os segmentos onde os moldes foram desenhados. Essa t\u00e9cnica \u00e9 conhecida como ret\u00e2ngulos sujos.\n\nComo se pode imaginar, isso torna a t\u00e9cnica significativamente mais lenta que a manipula\u00e7\u00e3o de sprites. No entanto, possui uma grande vantagem: n\u00e3o h\u00e1 limite f\u00edsico de n\u00famero e tamanho de seus moldes. Assim, o blitting pode ser usado para exibir qualquer coisa na tela, incluindo a simula\u00e7\u00e3o de sprites (atrav\u00e9s de moldes de programa\u00e7\u00e3o dupla mencionado acima) ou at\u00e9 mesmo um texto.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{Link|en|2=http://lueftenegger.blogspot.co.at/2016/09/blitting-art-of-fast-pixel-drawing.html |3=Performance demonstration coded in Flash/AS3}}\n* {{Link||2=http://bitsavers.org/pdf/xerox/alto/BitBLT_Nov1975.pdf |3=Xerox Inter-Office Memorandum 19 November 1975 |4={{en}}}}\n\n{{Portal3|Tecnologias de informa\u00e7\u00e3o}}\n\n[[Categoria:Algoritmos de computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica]]"}]},"6437886":{"pageid":6437886,"ns":0,"title":"Forma\u00e7\u00e3o Tucumcari","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"A '''Forma\u00e7\u00e3o Tucumcari''' \u00e9 uma [[forma\u00e7\u00e3o geol\u00f3gica]] no [[Novo M\u00e9xico]]. Ela preserva [[F\u00f3ssil|f\u00f3sseis]] datados da [[Idade geol\u00f3gica|Idade]] [[Albiano (geologia)|Albiana]] do come\u00e7o [[Cret\u00e1ceo Inferior|do]] [[Per\u00edodo geol\u00f3gico|per\u00edodo]] [[Cret\u00e1ceo Inferior|Cret\u00e1ceo]].[Dobrovsky & Summerson 1946] [Griggs & Read 1959] [Kues ''et al.'' 1985]\n\n== Descri\u00e7\u00e3o ==\nA forma\u00e7\u00e3o cont\u00e9m [[Folhelho|xisto]] cinza altamente fossil\u00edfero e [[arenito]] calc\u00e1rio amarelo com alguns n\u00f3dulos de [[calc\u00e1rio]].[Dobrovsky & Summerson 1946] Ele recobre a [[Forma\u00e7\u00e3o Morrison]] e \u00e9 recoberto pelo arenito Mesa Rica.[Griggs & Read 1959]\n\n== F\u00f3sseis ==\nMais de 65 esp\u00e9cies de invertebrados marinhos foram achados no xisto de Tucumcari. Os macrof\u00f3sseis s\u00e3o especialmente bivalves, com alguns [[Gastropoda|gastr\u00f3podes]] e [[Ammonoidea|amon\u00f3ides]]. Microf\u00f3sseis incluem [[Ostracoda|ostracodes]], [[Foraminifera|foramin\u00edferos]] e palinomorfos. As esp\u00e9cies descobertas na forma\u00e7\u00e3o incluem os corais solit\u00e1rios ''Desmophyllum'' e ''Platycyathus'', os bivalves ''Scabrotrigonia'', ''Pteria'', ''Texigryphea'', ''Botula'' e ''Lopha'' e o gastr\u00f3pode ''[[Turritella]]''.{{carece de fontes}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n==Bibliografia==\n*Dobrovolny, Ernest; Summerson, C.H. (1947). \"Geology of northwestern Quay County, New Mexico\". ''U.S. Geological Survey Oila nd Gas Investigations Map''. OM-62. {{doi|10.3133/om62}}.\n*Griggs, R.L.; Read, C.B. (1959). \"Revisions in Stratigraphic Nomenclature in Tucumcari-Sabinoso Area, Northeastern New Mexico: GEOLOGICAL NOTES\". ''AAPG Bulletin''. '''43''' (8): 2003\u20132007. {{doi|10.1306/0BDA5E8E-16BD-11D7-8645000102C1865D}}.\n*Kues, Barry S.; Lucas, Spencer G.; Kietzke, Kenneth K.; Mateer, Niall J. (1985). \"[https://nmgs.nmt.edu/publications/guidebooks/downloads/36/36_p0261_p0281.pdf Synopsis of Tucumcari Shale, Mesa Rica Sandstone, and Pajarito Shale paleontology, Cretaceous of east-central New Mexico]\". ''New Mexico Geologic Society Field Conference Guidebook''. '''36'''. Acessado em 7 de agosto de 2020.\n\n{{Portal3|Geologia|Paleontologia}}\n[[Categoria:Forma\u00e7\u00f5es geol\u00f3gicas dos Estados Unidos]]"}]},"2084790":{"pageid":2084790,"ns":0,"title":"The Principal","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais notas|data=setembro de 2018}}\n{{Info/Filme|\n| t\u00edtulo=The Principal\n| t\u00edtulo-pt=A Lei do Reitor[[http://www.dvdpt.com/a/a_lei_do_reitor_um_contra_todos.php ''A Lei do Reitor''] no DVDPT (Portugal)]\n| t\u00edtulo-br=Um Diretor contra Todos[[http://www.cineplayers.com/filme/um-diretor-contra-todos/5678 ''Um Diretor contra Todos''] no CinePlayers (Brasil)]\n| imagem=\n| ano=1987\n| dura\u00e7\u00e3o=109\n| idioma=[[l\u00edngua inglesa]]\n| g\u00e9nero=[[filme de drama]]
[[filme de a\u00e7\u00e3o]]
[[filme policial]]\n| dire\u00e7\u00e3o=[[Christopher Cain]] \n| produ\u00e7\u00e3o=Thomas H. Brodek\n| roteiro=Frank Deese\n| elenco=[[James Belushi]]
[[Louis Gossett, Jr.]]
[[Rae Dawn Chong]]
[[Kelly Jo Minter]]\n| precedido por=\n| c\u00f3digo-IMDB=0093780\n| tipo=LF\n| pa\u00eds={{USA}}\n| cor-pb=cor\n}}\n'''''The Principal''''' (''[[Brasil|br]]'' '''Um Diretor contra Todos'''; ''[[Portugal|pt]]'' '''A Lei do Reitor''') \u00e9 um [[filme]] [[Estados Unidos|americano]] de [[1987]], dos g\u00eaneros [[drama]] e [[com\u00e9dia]], dirigido por [[Christopher Cain]] e protagonizado por [[James Belushi]] e [[Louis Gossett, Jr.]].\n\n== Sinopse ==\nRick Latimer ([[James Belushi]]) \u00e9 um professor de uma escola que \u00e9 \"promovido\" a diretor da Brandel High, uma escola com p\u00e9ssima reputa\u00e7\u00e3o. Na verdade esta transfer\u00eancia foi um castigo, por Latimer ter agredido o namorado da sua esposa, apesar de Rick e sua mulher j\u00e1 estarem em processo de div\u00f3rcio. Os alunos da Brandel s\u00e3o na maioria afro-americanos e latinos e v\u00e1rios j\u00e1 foram expulsos de outros col\u00e9gios.\n\nRoubo, drogas, agress\u00e3o e estupro, os alunos da escola Brandel High s\u00e3o piores do que o novo diretor Rick Latimer poderia imaginar. Gangues lutam para controlar a escola utilizando facas e at\u00e9 rev\u00f3lveres, quando acham necess\u00e1rio. Quando Latimer e o chefe de seguran\u00e7a da escola Jake Phillips ([[Louis Gossett, Jr.]]) tentam p\u00f4r ordem na escola e acabar com o tr\u00e1fico de drogas, eles se defrontam com uma m\u00e1fia de adolescentes. Jake logo ensina para o novo diretor como as coisas funcionam em Brandel.\n\nPor\u00e9m Rick n\u00e3o quer aceitar de forma nenhuma que o col\u00e9gio continue sendo um antro de viol\u00eancia e vendas de drogas. Ele re\u00fane os alunos para uma assembl\u00e9ia e diz que toda a bandalheira presente em Brandel acabou. Isto faz com que alunos mais rebeldes se revoltem, especialmente o violento Victor Duncan ([[Michael Wright]]), que \u00e9 chefe de uma gangue.\nUm confronto violento no campus induz uma batalha decisiva contra a gangue do traficante de drogas e ser\u00e1 a \u00faltima chance de Latimer salvar sua carreira e sua vida.\n\n== Elenco ==\n* [[James Belushi]] \u2014 Diretor Rick Latimer\n* [[Louis Gossett, Jr.]] \u2014 Chefe de seguran\u00e7a Jake Phillips\n* [[Rae Dawn Chong]] \u2014 Professora Hilary Orozco\n* [[Michael Wright]] \u2014 Victor Duncan (chefe da gangue)\n* [[J.J. Cohen]] \u2014 White Zac (como Jeffrey Jay Cohen)\n* [[Kelly Jo Minter]] \u2014 Treena Lester (como Kelly Minter)\n* [[Esai Morales]] \u2014 Raymi Rojas\n* Troy Winbush \u2014 Baby Emile\n* [[Jacob Vargas]] \u2014 Arturo Diego\n\n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{esbo\u00e7o-filme-eua}}\n{{controlo de autoria}}\n{{portal3|Cinema|Estados Unidos|Educa\u00e7\u00e3o}}\n{{DEFAULTSORT:Principal 1987}}\n[[Categoria:Filmes dos Estados Unidos de 1987]]\n[[Categoria:Filmes dirigidos por Christopher Cain]]\n[[Categoria:Filmes de drama de a\u00e7\u00e3o dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Filmes policiais dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Filmes sobre drogas e/ou narcotr\u00e1fico]]\n[[Categoria:Filmes sobre estupro]]\n[[Categoria:Filmes da TriStar Pictures]]\n[[Categoria:Filmes sobre bullying]]\n[[Categoria:Filmes em l\u00edngua inglesa]]"}]},"2753770":{"pageid":2753770,"ns":0,"title":"Camponotus evae evae","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n|cor = pink\n|nome = ''Camponotus evae evae''\n|imagem =\n|imagem_legenda =\n|estado =\n|reino = [[Animalia]]\n|filo = [[Arthropoda]]\n|classe = [[Insecta]]\n|superordem = [[Endopterygota]]\n|ordem = [[Hymenoptera]]\n|subordem = [[Apocrita]]\n|superfam\u00edlia = [[Vespoidea]]\n|fam\u00edlia = [[Formicidae]]\n|g\u00e9nero = ''[[Camponotus]]''\n|esp\u00e9cie = '''''Camponotus evae evae'''''\n|binomial = ''Camponotus evae evae''\n|binomial_autoridade =\n|sin\u00f3nimos =\n}}\n'''''Camponotus evae evae''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[inseto]] do g\u00eanero ''[[Camponotus]]'', pertencente \u00e0 fam\u00edlia [[Formicidae]].[{{Citar web|url = https://www.gbif.org/species/7218829 |t\u00edtulo = Camponotus evae evae |obra = [[Global Biodiversity Information Facility|Sistema Global de Informa\u00e7\u00e3o sobre Biodiversidade]] |l\u00edngua = en |acessodata = 22 de agosto de 2019}}]\n\n\n== Refer\u00eancias ==\n\n\n{{Esbo\u00e7o-formiga}}\n{{Taxonbar}}\n\n[[Categoria:Camponotus]]"}]}}}}