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Arábia Saudita: explore esse destino inóspito

Por Luciano Martins e Walter Perfeito Jr.
Curadores da PERFECTRIP

 

À primeira impressão, a Arábia Saudita é, realmente, um país inóspito. Afinal, esse destino conservador é dono de costumes que geram debates acalorados no mundo inteiro. Mas não se engane: a região é repleta de belezas e tradições que valem a pena conhecer.

Além do mais, o local tem se adaptado para tornar mais amigável a sua relação com outros países. Entre as primeiras medidas tomadas pelas autoridades nessa direção está a autorização para que as mulheres possam dirigir e visitar estádios de futebol para assistir aos jogos – uma conquista importante para a liberdade feminina, mesmo que mínima.

 

A Arábia Saudita e o turismo

No turismo, os primeiros passos dados para conquistar uma relação mais aberta com o resto do mundo aconteceram no dia 1 de abril de 2018. A partir dessa data, o governo da Arábia Saudita passou a emitir o visto de turismo para todos. Antes, apenas muçulmanos, pessoas que fariam negócios no país ou parentes de até segundo grau dos moradores locais podiam entrar.

 

Novas regras do visto

Mas é claro que a liberação do visto veio acompanhada de muitas novas regras, principalmente em relação às mulheres. Aqui estão as principais:

  • As mulheres devem ter mais de 25 anos para visitar o país sozinhas. Abaixo disso, precisam estar acompanhadas do marido ou de um parente homem;
  • Em relação ao vestuário, os turistas têm que seguir a cultura local: homens usam calças e blusas de manga comprida. Já as mulheres vestem calças largas, saias longas ou vestidos longos e largos, com blusas de manga cumprida. Também é recomendado o uso de um lenço na cabeça – mesmo a burca não seja obrigatória para estrangeiras;
  • A documentação será cedida apenas para grupos de, no mínimo, 4 pessoas;
  • E,  por fim, a viagem deve ser organizada por uma agência registrada no país.

 

O que visitar na Arábia Saudita

Agora que você já sabe como tirar o seu visto para a Arábia Saudita, conheça os pontos turísticos do país!

  • Cada vez mais parecida com Dubai, a capital Ryad é ponto de parada obrigatório para você entender a cultura local;
  • Para quem procura uma vista privilegiada da cidade, vá até o Cânion de Jabal Fihrayn ou Diriyah;
  • Com dois mil anos e edifícios esculpidos em rochas sólidas, a Mada’in Saleh lembra muito a cidade de Petra, na Jordânia;
  • E, em breve: hoje, os resorts do Mar Vermelho recebem apenas nativos, mas com as mudanças políticas no turismo, logo começarão a hospedar estrangeiros.

 

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No per\u00edodo de 1977 a 1982, foi cen\u00f3grafo-figurinista e um dos coordenadores do Departamento de Cenografia e Arte da R.T.C \u2013 [[TV Cultura|R\u00e1dio e Televis\u00e3o Cultura]] de S\u00e3o Paulo, onde realizou in\u00fameros projetos de cenografia e figurinos, como: Teatro 2, Telecurso 2\u00bagrau, Musicais, Shows, Tele-Aulas, Tele-Contos, etc. Realizou tamb\u00e9m, como cen\u00f3grafo free lancer, alguns projetos para a [[TV Globo]] e para a [[MTV]] \u2013 S\u00e3o Paulo.\n\nSerroni fez sua tese de gradua\u00e7\u00e3o com o tema ''Cenografia e Arquitetura de Edif\u00edcios Teatrais''. Realizou entre os anos de [[1985]] e [[1990]] in\u00fameras consultorias para diversos espa\u00e7os teatrais por todo o pa\u00eds, contratado pela FUNDACEN ([[Funda\u00e7\u00e3o de Artes C\u00eanicas]]) do [[Minist\u00e9rio da Cultura]] do Brasil.\n\n==Principais projetos==\nDesde 1989 realiza projetos de arquitetura e consultorias para elabora\u00e7\u00e3o de edif\u00edcios teatrais. Entre outros, participou dos projetos: Novo [[Teatro Oficina]] \u2013 SP, reformas dos Teatros Paulo Eir\u00f3 e Artur Azevedo, Teatro do [[SESC]] \u2013 Vila Mariana, Teatro do SESC de Araraquara, Teatro do SESC Pinheiros, Reforma do Teatro S\u00e3o Pedro de SP, Teatro da Orquestra Sinf\u00f4nica de Porto Alegre, Teatro do Col\u00e9gio Santa Cruz, Teatros dos [[Centro Educacional Unificado]] \u2013 CEU da Prefeitura de [[S\u00e3o Paulo (estado)|S\u00e3o Paulo]], Espa\u00e7os Teatrais do Complexo do antigo pres\u00eddio do Carandiru, etc. Foi coordenador em junho de 1992, no Rio de Janeiro, do 1\u00ba Encontro Internacional de Arquitetura C\u00eanica no projeto Resgate e Desenvolvimento de T\u00e9cnicas C\u00eanicas promovido pela O.E.A. no Centro T\u00e9cnico de Artes C\u00eanicas do I.B.A.C.\n\nParticipou das Quadrienais de Cenografia, Indument\u00e1ria e Arquitetura Teatral de [[Praga]], Rep\u00fablica Tcheca, nos anos de 1987, 1991, 1995, 1999 e 2003. Em 1987 foi o Comiss\u00e1rio Geral do Brasil na exposi\u00e7\u00e3o e recebeu uma das 03 Men\u00e7\u00f5es Honrosas do j\u00fari internacional, entre mais de 40 pa\u00edses participantes. Na Quadrienal de 1991 exp\u00f4s os trabalhos realizados no C.P.T. (SESC) durante os anos de 1987 a 1991. Em 1995 recebe o grande pr\u00eamio da Quadrienal: a 'Golden Triga', conferida por um j\u00fari internacional que contava com a presen\u00e7a, entre outros, de Mel Gusson (EEUU), Jaroslav Malina (Rep. Tcheca), Iain Mackintosh (UK), Helmut Grosser (Alemanha), etc. Em 1999, tamb\u00e9m foi o Comiss\u00e1rio Geral tendo recebido a medalha de ouro pelo conjunto dos projetos apresentados na Se\u00e7\u00e3o de Arquitetura Teatral. No ano de 2003 participou de todas as sec\u00e7\u00f5es tendo sido tamb\u00e9m o Comiss\u00e1rio Geral do Brasil.\n\nParticipou da XX e XXI [[Bienal de S\u00e3o Paulo]] com instala\u00e7\u00f5es de cenografia e figurinos. Participou tamb\u00e9m de diversos festivais internacionais de teatro com espet\u00e1culos do Grupo Macuna\u00edma, sendo sempre o respons\u00e1vel pela cenografia e figurinos. Entre outros destacam-se: Festival de Toga no [[Jap\u00e3o]], Festival de Seul, durante as Olimp\u00edadas de 1988, Festival Cervantino do [[M\u00e9xico]], Festival de C\u00e1dis (Espanha), Summer Festival de Nova Iorque, Summer Festival da Alemanha, Festival de [[Caracas]], Festivais de Londrina, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre no Brasil, Festival de Hong Kong, etc.\n\t\nEm Julho e Agosto de 1997 participou do programa ''People to People'' sediado pela Rep\u00fablica Popular da China, coordenado pela USSIT (EUA) \u2013 Meeting de discuss\u00e3o de Arquitetura Teatral, Cenografia, Figurinos, Ilumina\u00e7\u00e3o C\u00eanica e Produ\u00e7\u00e3o Teatral, nas cidades de S\u00e3o Francisco (EUA) e Beijing, Nanjing, Souzhou e Shanghai (China).\n\nRecebeu diversos pr\u00eamios em cenografia e figurinos no Brasil, dos quais podemos citar: APCA, MAMBEMBE, GOVERNADOR DO ESTADO, SHELL, PANANCO, [[Pr\u00eamio APETESP]] e por quatro vezes o ''Pr\u00eamio Moli\u00e8re'', considerado um dos mais importantes do teatro no Brasil, al\u00e9m de pr\u00eamios internacionais, tais como o ''Association of Hispanic Critics of New York'' e da ITI \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Internacional de Cr\u00edticos de Teatro da Am\u00e9rica Latina.\n\nParticipou de exposi\u00e7\u00e3o sobre cenografia em 1993 durante o congresso da OISTAT em Caracas, juntamente com os cenogr\u00e1fos Joseph Svoboda da Rep\u00fablica Tcheca e Lopes Mancera do M\u00e9xico.\n\n==Antunes Filho e o CPT==\n\nCoordenou por dez anos, de 1987 a 1997, o n\u00facleo de cenografia e figurinos do C.P.T. \u2013 [[Centro de Pesquisa Teatral do SESC]], dirigido por [[Antunes Filho]]. Ali, realizava anualmente um curso de cenografia, al\u00e9m de todos os cen\u00e1rios e figurinos das montagens do C.P.T.\n\nEm 2003 volta a trabalhar com o diretor Antunes Filho na montagem de \u201cGreg\u00f3rio\u201d que estreou em 2004, em seguida faz os figurinos para o espet\u00e1culo ''Carmen'' e Cenografia e figurinos para o Espet\u00e1culo ''Ant\u00edgona de S\u00f3focles'' no Teatro Anchieta do SESC Consola\u00e7\u00e3o.\n\nEm maio de 1998, inaugurou o ''Espa\u00e7o Cenogr\u00e1fico'', que re\u00fane seu atelier e diversas atividades relacionadas \u00e0 cenografia e arquitetura c\u00eanica abertas ao p\u00fablico, tais como biblioteca especializada, exposi\u00e7\u00f5es, publica\u00e7\u00e3o de um boletim informativo sobre o assunto e um disputado curso anual.\n\n==Trabalhos como cen\u00f3grafo== \n\nFoi respons\u00e1vel pela cenografia nas produ\u00e7\u00f5es e adapta\u00e7\u00f5es brasileiras de espet\u00e1culos tais como Calderon (Teatro Stabile di Torino/Luca Ronconi), Anthony and Cleopatra (Vanessa Redgrave), Ascens\u00e3o e Queda de Arturo Ui (Berliner Ensemble/Heiner M\u00fcller), Festival de Cultura Indiana com Madhavi Mudgal.\n\nJ.C.Serroni j\u00e1 realizou cenografia e figurinos para dezenas de espet\u00e1culos teatrais desde o ano de 1975. Entre eles, destacam-se os seguintes trabalhos: Sonhos de uma Noite de Ver\u00e3o, Hamlet, Macbeth e Rei Lear, de W. Shakespeare; Morte Acidental de um Anarquista e Um orgasmo Adulto Escapa do Zool\u00f3gico, de Dario Fo; Katastrophe e Dias Felizes, de Samuel Beckett; Tartufo de Moli\u00e8re; Madame Blavatsky de Pl\u00ednio Marcos; Nelson 2 Rodrigues e Para\u00edso Zona Norte de Nelson Rodrigues/Antunes Filho; A Morte do Caixeiro Viajante de Artur Miller; Santa Joana de Bernard Shaw; As Raposas do Caf\u00e9 de A. Bivar e Celso L. Paulini; Zero de In\u00e1cio Loiola Brand\u00e3o, \u00d3pera dos Tr\u00eas Vint\u00e9ns e M\u00e3e Coragem de B. Brecht; A Gaivota, de A. Tchecov; Nova Velha Est\u00f3ria, Gilgamesh e Dr\u00e1cula e Outros Vampiros de Antunes Filho, \u00d2pera do Malandro, A Gota D'\u00e1gua e Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda e dire\u00e7\u00e3o de Gabriel Vilella, A M\u00e3e Coragem de Brecht e A Pe\u00e7a sobre o Beb\u00ea de E. Albee.\n\nNa \u00e1rea de teatro infanto-juvenil, trabalhou com os mais importantes diretores da \u00e1rea, entre eles M\u00e1rcio Aur\u00e9lio, Roberto Lage, Carlos Meceni, Antonio do Vale e Vladimir Capella, na realiza\u00e7\u00e3o de mais de 20 espet\u00e1culos.\nRealizou projeto de espa\u00e7os l\u00fadicos como Trenzinho Cenogr\u00e1fico e o Espa\u00e7o de Aventuras para o SESC Itaquera, Espa\u00e7o \u201cStress \u2013 Perigo Oportunidade no SESC Consola\u00e7\u00e3o, na cidade de S\u00e3o Paulo. Fez projetos para in\u00fameras exposi\u00e7\u00f5es teatrais e de arte em geral, entre elas Fernanda En Cena, uma retrospectiva de 50 anos do trabalho da atriz Fernanda Montenegro; O Palco em Cena, no SESC Vila Mariana, em S\u00e3o Paulo; Modos Cenogr\u00e1ficos, em Caracas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, S\u00e3o Paulo e Londrina. Realizou a exposi\u00e7\u00e3o Pl\u00ednio Marcos \u2013 \u201cUm grito de liberdade\u201d no Memorial da Am\u00e9rica Latina. Por Dentro da Cenografia na Galeria do BNDES no Rio de Janeiro e Pantanal Frente e Verso, uma exposi\u00e7\u00e3o interativa para o Minist\u00e9rio do Meio Ambiente no Jardim Bot\u00e2nico (RJ) em Junho de 2001 e no Parque do Ibirapuera em Setembro de 2001. No ano de 2001 teve seu trabalho publicado no livro \"Stage Design\" organizado por Tony Davis para a Editora Rotho Vision, lan\u00e7ado em Londres.\n\nEm 2003 fez o projeto e execu\u00e7\u00e3o do estande do BNDES na Bienal de Arquitetura de S\u00e3o Paulo e na Feira da Provid\u00eancia no Rio de Janeiro.\nEm 2004 recebeu o Pr\u00eamio Coca-cola de melhor figurino para o Espet\u00e1culo ''O Gato Malhado e a Andorinha Sinh\u00e1'', em cartaz no Teatro Imprensa.\nSerroni tamb\u00e9m foi cen\u00f3grafo e figurinista na pe\u00e7a \"Trist\u00e3o e Isolda\", exibida no teatro popular do SESI em S\u00e3o Paulo, 2007, escrita e dirigida por Vladimir Capella.\n\nEm 2015 ap\u00f3s oito\u00a0anos que o Espa\u00e7o Cenogr\u00e1fico\u00a0n\u00e3o recebe nenhum tipo de patroc\u00ednio ou apoio cultural, seja por editais ou colabora\u00e7\u00f5es espont\u00e2neas do setor privado, para sua manuten\u00e7\u00e3o.\u00a0Seu idealizador, o cen\u00f3grafo J.C. Serroni vem mantendo algumas atividades gratuitas e os custos fixos da ONG\u00a0com recursos de suas atividades profissionais e da sua empresa\u00a0de Cenografia e Arquitetura, JC Serroni Cria\u00e7\u00f5es Visuais Ltda. Nos \u00faltimos anos JC entrou com um grupo de idealizadores no projeto e cria\u00e7\u00e3o da SP Escola de Teatro que\u00a0mant\u00e9m 08 cursos, todos gratuitos\u00a0(Atua\u00e7\u00e3o, Dramaturgia, Cenografia e Figurinos, Ilumina\u00e7\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o, Humor, Sonoplastia e T\u00e9cnicas de Palco). Com sua dedica\u00e7\u00e3o \u00e0 Escola e as dificuldades com patroc\u00ednios e apoios, fizeram com que o Espa\u00e7o Cenogr\u00e1fico entrasse em um per\u00edodo cr\u00edtico de d\u00edvidas e baixa manuten\u00e7\u00e3o,\u00a0estando hoje em vias de encerrar suas atividades e entregar o im\u00f3vel, que \u00e9 alugado.\n\nEm reuni\u00e3o com alguns artistas que passaram pelo Espa\u00e7o e acompanharam sua trajet\u00f3ria, vislumbramos\u00a0uma \u00faltima esperan\u00e7a de ingressar a Institui\u00e7\u00e3o em um projeto de \u201cCrowdfunding\u201d\u00a0que estimularam seu criador e alguns colaboradores a lutar para reerguer a Institui\u00e7\u00e3o e coloc\u00e1-lo de volta no estrito hall de institui\u00e7\u00f5es que trabalham em prol da cultura em nossa comunidade.\u00a0 Al\u00e9m de alugu\u00e9is atrasados, com amea\u00e7a de a\u00e7\u00e3o de despejo e contas administrativas (funcion\u00e1rios, contador, telefones, \u00e1gua, luz, material de consumo, manuten\u00e7\u00e3o, etc),\u00a0o Espa\u00e7o necessita passar por algumas reformas, al\u00e9m da manuten\u00e7\u00e3o do acervo art\u00edstico de maquetes e figurinos.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n==Bibliografia==\n* ''Teatros: uma mem\u00f3ria do espa\u00e7o c\u00eanico no Brasil'', J.C.Serroni \u2013 Editora Senac \u2013 360 p\u00e1ginas-2002.\n{{biografia}}\n\n{{DEFAULTSORT:Jose Carlos Serroni}}\n[[Categoria:Cen\u00f3grafos do Brasil]]\n[[Categoria:Arquitetos de S\u00e3o Paulo]]\n[[Categoria:Figurinistas de S\u00e3o Paulo]]\n[[Categoria:Alunos da Universidade Federal de S\u00e3o Paulo]]\n[[Categoria:Trof\u00e9u APCA]]\n[[Categoria:Trof\u00e9u Mambembe]]\n[[Categoria:Naturais de S\u00e3o Jos\u00e9 do Rio Preto]]"}]},"424274":{"pageid":424274,"ns":0,"title":"Araliopsis","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{semimagem-taxo}}\n{{Info/Taxonomia\n| nome =Araliopsis\n| cor =lightgreen \n| reino = [[Plantae]]\n| divis\u00e3o = [[Magnoliophyta]]\n| classe = [[Magnoliopsida]]\n| ordem = [[Sapindales]]\n| fam\u00edlia = [[Rutaceae]]\n| g\u00e9nero = '''''Araliopsis'''''\n| subdivis\u00e3o_nome = Esp\u00e9cies\n| subdivis\u00e3o =\n
''ver texto''
\n}}\n'''''Araliopsis''''' \u00e9 um [[g\u00e9nero (biologia)|g\u00e9nero]] [[bot\u00e2nica|bot\u00e2nico]] pertencente \u00e0 [[fam\u00edlia (biologia)|fam\u00edlia]] [[Rutaceae]].\n\n==Esp\u00e9cies==\n*''[[Araliopsis andamanica]]''\n*''[[Araliopsis soyauxii]]''\n*''[[Araliopsis tabouensis]]''\n*''[[Araliopsis trifoliolata]]''\n\n{{esbo\u00e7o-sapindales}}\n\n[[Categoria:Rutaceae]]\n[[Categoria:G\u00e9neros de plantas]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Acer rubrum.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Falta imagem aves.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Information icon.svg"}]},"2859057":{"pageid":2859057,"ns":0,"title":"Enpinanga","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n| cor = pink\n| nome = ''Enpinanga''\n| imagem =\n| imagem_legenda=\n| estado =\n| reino = [[Animalia]]\n| filo = [[Artr\u00f3pode|Arthropoda]]\n| classe = [[Insetos|Insecta]]\n| ordem = [[Lepidoptera]]\n| fam\u00edlia = [[Bombycidae]]\n| g\u00e9nero = '''''Enpinanga'''''\n| g\u00e9nero_autoridade=\n| subdivis\u00e3o_nome = Esp\u00e9cies\n| subdivis\u00e3o = {{centro|Ver texto}}\n| sin\u00f3nimos =\n}}\n'''''Enpinanga''''' \u00e9 um g\u00eanero de [[mariposa]] pertencente \u00e0 fam\u00edlia [[Bombycidae]].{{Citar web|url = https://www.gbif.org/species/1863385 |t\u00edtulo = Enpinanga |obra = [[Global Biodiversity Information Facility|Sistema Global de Informa\u00e7\u00e3o sobre Biodiversidade]] |l\u00edngua = en |acessodata = 29 de agosto de 2019}}\n\n\n== Refer\u00eancias ==\n\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://www.nhm.ac.uk/jdsml/research-curation/projects/butmoth/GenusList3.dsml?FAMILY=bombycidae&AUTHORqtype=starts+with&sort=GENUS&SUBTRIBEqtype=starts+with&YEARqtype=equals&beginIndex=0&GENUSqtype=starts+with&TRIBEqtype=starts+with&SUBFAMILYqtype=starts+with&FAMILYqtype=starts+with&searchPageURL=index%2edsml%3fFAMILY%3dbombycidae%26AUTHORqtype%3dstarts%2bwith%26sort%3dGENUS%26SUBTRIBEqtype%3dstarts%2bwith%26YEARqtype%3dequals%26beginIndex%3d60%26GENUSqtype%3dstarts%2bwith%26TRIBEqtype%3dstarts%2bwith%26SUBFAMILYqtype%3dstarts%2bwith%26FAMILYqtype%3dstarts%2bwith Natural History Museum - Bombycidae]\n* [http://www.insecta-web.org/cgi-bin/MWM/db_typen/display.pl?tname=family&fam=Bombycidae Museum Witt M\u00fcnchen - Bombycidae].\n\n{{Esbo\u00e7o-lepid\u00f3ptero}}\n{{Controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Bombycidae]]"}]},"5890462":{"pageid":5890462,"ns":0,"title":"A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Livro\n | nome = A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016\n | autor = V\u00e1rios (lista completa [[A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016#Lista completa de autores|aqui]])\n | imagem = A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016 Capa.jpg\n | legenda = \n | tempo = \n | ilustrador = \n | artista_capa = \n | origem = {{BRA}}\n | idioma = [[L\u00edngua portuguesa|Portugu\u00eas]]\n | s\u00e9rie = \n | preco = \n | assunto = Pol\u00edtica, Sociedade, Direito, M\u00eddia, Economia\n | genero = n\u00e3o-fic\u00e7\u00e3o\n | editora = Canal 6/Editora Pr\u00e1xis\n | editora_br = \n | lan\u00e7amento = 2016\n | p\u00e1ginas = 432\n | isbn = 8550300217\n | seguido_por = \n}}\n'''''A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016''''' \u00e9 um livro escrito por 104 autores, dentre eles juristas, acad\u00eamicos, cientistas pol\u00edticos, l\u00edderes sociais, artistas, economistas, jornalistas, organizado por Carol Proner, Gisele Cittadino, Marcio Tenenbaum e Wilson Ramos Filho. Lan\u00e7ado em 2016 pela Editora Canal 6, dentro do Projeto Editorial Praxis, denuncia os antecedentes, bastidores e consequ\u00eancias do [[impeachment de Dilma Rousseff]], que levou ao [[Governo Michel Temer|governo de Michel Temer]], explanando tamb\u00e9m temas como [[neoliberalismo]], [[economia]], [[m\u00eddia]], [[Poder Judici\u00e1rio do Brasil|poder judici\u00e1rio brasileiro]], [[Estado Democr\u00e1tico de Direito]], [[\u00e9tica]] [[pol\u00edtica]] e [[sociedade]]. Foi o primeiro livro a ser publicado sobre (e contra) o impeachment, chamando-o de [[golpe]].FILHO, 2016, p. 15.\n\nEntre os autores mais conhecidos e renomados, constam o portugu\u00eas [[Boaventura de Souza Santos]], um dos idealizadores do [[F\u00f3rum Social Mundial]], o cientista pol\u00edtico [[Wanderley Guilherme dos Santos]], o diretor teatral [[Aderbal Freire Filho]], o te\u00f3logo [[Leonardo Boff]], o economista e ativista [[Jo\u00e3o Pedro St\u00e9dile]], o jornalista [[Luis Nassif]], o diplomata [[Samuel Pinheiro Guimar\u00e3es Neto]], os pol\u00edticos [[Roberto Amaral]], [[Wadih Damous]], [[Tarso Genro]], [[Paulo Pimenta]], [[Jandira Feghali]], [[Lindbergh Farias]], [[Luciana Boiteux]], [[Guilherme Boulos]], entre diversos outros nomes.\n\nEste livro inicia uma [[trilogia]], que continua com ''[[A Classe Trabalhadora e a Resist\u00eancia ao Golpe de 2016]]'', sobre a [[classe trabalhadora]] em face das [[Reforma trabalhista no Brasil em 2017|reformas trabalhistas do novo governo de Michel Temer]] ([[MDB]]) junto ao [[PSDB]], e termina com o livro ''[[A Resist\u00eancia Internacional ao Golpe de 2016]]'', que conta com textos de autores internacionais.\n\n==Capa==\nA capa reproduz o quadro ''[[A Balsa da Medusa]]'' (1818), do pintor [[Th\u00e9odore G\u00e9ricault]], exposto no [[Museu do Louvre]], em Paris, e que retrata o naufr\u00e1gio da [[fragata]] francesa La M\u00e9duse, causa de grande indigna\u00e7\u00e3o p\u00fablica \u00e0 \u00e9poca, sobretudo pelo fato dos sobreviventes terem praticado [[canibalismo]] entre si.\n\n==Sobre o livro==\n{{parcial}}\nO livro \u2014 o primeiro a ser publicado contra o impeachment e chamando-o de golpe \u2014 \u00e9 uma colet\u00e2nea de 103 artigos escritos antes, durante e depois do [[impeachment de Dilma Rousseff]]. Ainda que n\u00e3o necessariamente alinhados pol\u00edtica ou partidariamente, todos os 104 autores que comp\u00f5em o livro est\u00e3o de acordo \u00e0 [[resist\u00eancia]] e contraposi\u00e7\u00e3o ao impeachment e ao [[governo de Michel Temer]], por n\u00e3o existir, segundo suas an\u00e1lises, nenhum fundamento jur\u00eddico na quest\u00e3o das pedaladas fiscais.\n\nPara eles, o termo \"impeachment\" deve ser colocado entre aspas: o chamam e o consideram um \"golpe branco\" [[parlamentar]], pol\u00edtico, financeiro e judici\u00e1rio, que n\u00e3o se resumiu \u00e0 simples deposi\u00e7\u00e3o da ex-presidente [[Dilma Rousseff]], mas tamb\u00e9m a uma quebra de [[Institui\u00e7\u00e3o|institucionalidade]] [[democr\u00e1tica]] capaz de ama\u00e7ar direitos conquistados desde o seu governo e conquistas desde o [[Redemocratiza\u00e7\u00e3o|per\u00edodo de redemocratiza\u00e7\u00e3o p\u00f3s-ditadura]] com a [[Constitui\u00e7\u00e3o de 1988]],SILVA FILHO, 2018, p. 1284-1312. trazendo \u00e0 tona a [[reforma trabalhista de 2016]] e outros impactos econ\u00f4micos, pol\u00edticos e sociais. Naquele mesmo ano, al\u00e9m deste livro e sua trilogia e al\u00e9m de artigos acad\u00eamicos e jornal\u00edsticos, a antologia ''[[Por que gritamos Golpe? \u2013 Para entender o impeachment e a crise pol\u00edtica no Brasil]]'', da [[Editora Boitempo]], ''[[O Golpe de 2016 e a Reforma Trabalhista]]'', tamb\u00e9m da Editora Canal 6, e ''[[Golpe en Brasil - Genealogia de uma Farsa]]'', de [[Buenos Aires]], e o livro ''[[A Radiografia do Golpe]]'', do soci\u00f3logo [[Jess\u00e9 Souza]], apresentavam mesmo entendimento.\n\nOs autores de ''A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016'' criticam o papel omisso ou conivente do [[Supremo Tribunal Federal]], os bastidores da [[Lava Jato]] \u2014 particularmente os processos que envolvem [[S\u00e9rgio Moro]] e o ex-presidente [[Lu\u00eds In\u00e1cio Lula da Silva]] (o livro nasce, com telefonemas e encontros entre os autores, exatamente depois da pol\u00eamica e muito noticiada condu\u00e7\u00e3o coercitiva do ex-presidente numa opera\u00e7\u00e3o da [[Pol\u00edcia Federal]] em 4 de maio de 2016, ordenada por Moro)Denise Assis, \"[https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Livro-Resistencia-ao-golpe-de-2016-nasce-movido-a-indignacao/4/36205 Livro 'Resist\u00eancia ao golpe de 2016' nasce movido \u00e0 indigna\u00e7\u00e3o]\" (31/05/2016). Acesso: 29 de dezembro de 2018. \u2014, a atua\u00e7\u00e3o e cobertura da grande m\u00eddia e imprensa, seja em conluio com a Lava Jato enquanto \"pol\u00edcia pol\u00edtica\" e o [[jornalismo]] como um dos \"atores\" do \"golpe\" junto ao judici\u00e1rio,Conferir a an\u00e1lise deste aspecto do livro em BERGER, 2018, p. 321. os interesses fisiologistas e [[Lobby|lobistas]] de setores da [[C\u00e2mara dos Deputados]] e uma parte da [[classe m\u00e9dia]] da sociedade brasileira que expressaria [[preconceito]], [[Luta de classes|\u00f3dio de classe]], [[machismo]] e [[misoginia]].\n\nEmbora alguns artigos sejam in\u00e9ditos, muitos dos textos que comp\u00f5em o livro j\u00e1 haviam sido publicados entre os \u00faltimos meses do ano de 2015 e in\u00edcio do m\u00eas de maio de 2016 em diversos formatos e locais. Foram reunidos, segundo os autores, como um gesto de [[resist\u00eancia]] e se apresenta com esse objetivo: \"Este livro inscreve-se nessa luta pol\u00edtica. Reunimos aqui advogados, professores, cientistas pol\u00edticos, jornalistas, fil\u00f3sofos, economistas, pol\u00edticos, escritores todos comprometidos com a resist\u00eancia ao golpe, ainda que n\u00e3o necessariamente alinhados pol\u00edtica ou partidariamente. Do papel do STF \u00e0 atua\u00e7\u00e3o da m\u00eddia, das pedaladas fiscais aos meandros do poder legislativo, do papel dos atores pol\u00edticos internacionais aos bastidores da Lava Jato, da crise da representatividade \u00e0 ofensiva golpista, s\u00e3o in\u00fameros os recortes, \u00e2ngulos e as perspectivas sobre o golpe em curso no Brasil. [...] significa, para cada um de n\u00f3s, uma maneira de publicamente traduzir nosso compromisso com a democracia e a com a legalidade.\"Gisele Cittadino, 2016, p. 4.\n\n==Sum\u00e1rio==\n{{in\u00edcio compacta\u00e7\u00e3o}}\n* Apresenta\u00e7\u00e3o \u2013 Gisele Cittadino\n* \"Informados e inteligentes\" \u2013 Aderbal Freire-Filho\n* \"O significado t\u00e9cnico da express\u00e3o \u201cjulgamento jur\u00eddico e pol\u00edtico do impeachment\u201d do Presidente da Rep\u00fablica\" \u2013 Afr\u00e2nio Silva Jardim\n* \"O juiz como protagonista do espet\u00e1culo: a paranoia como met\u00e1fora para pensar essa posi\u00e7\u00e3o\" \u2013 Agostinho Ramalho Marques Neto\n* \"Afinal, quem \u00e9 o guardi\u00e3o da Constitui\u00e7\u00e3o?\" \u2013 Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, Diogo Bacha e Silva, Emilio Peluso Neder Meyer, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira e Paulo Roberto Iotti Vecchiatti\n* \"Golpe vergonhoso passa na C\u00e2mara\" \u2013 Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, Em\u00edlio Peluso Neder Meyer, Diogo Bacha e Silva, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira e Paulo Roberto Iotti Vecchiatti\n* \"O Judici\u00e1rio na crise pol\u00edtica brasileira\" \u2013 Aline Sueli de Salles Santos\n* \"Depois da queda\" \u2013 Alipio Freire\n* \"Excepcionalidade pol\u00edtica e neoliberalismo: Europa e Brasil\" \u2013 Antonio Baylos\n* \"\u00c9tica pol\u00edtica e justi\u00e7a no Brasil\" \u2013 Baltasar Garz\u00f3n Real\n* \"Algo al\u00e9m do rito do processo de impeachment\" \u2013 Beatriz Vargas Ramos e Camila Prando\n* \"Ingredientes de um golpe parlamentar\" \u2013 Beatriz Vargas Ramos e Luiz Moreira\n* \"Os perigos da desordem jur\u00eddica no Brasil\" \u2013 Boaventura de Sousa Santos\n* \"Golpe branco no Brasil: Dilma alerta na ONU\" \u2013 Carol Proner\n* \"Um golpe na inclus\u00e3o social e no Estado Democr\u00e1tico de Direito\" \u2013 Cl\u00e1udia Grabois e Meire Cavalcante\n* \"Moro e STF: da independ\u00eancia \u00e0 irresponsabilidade\" \u2013 Claudia Maria Barbosa\n* \"Um golpe desconstituinte?\" \u2013 Cristiano Paix\u00e3o\n* \"Um golpe chamado machismo\" \u2013 Cristina Nin\u00f4 Biscaia\n* \"Para entender: impeachment, recall e outros bichos\" \u2013 Daniel Cerqueira e Gustavo Fontana Pedrollo\n* \"Quando a presidente foi Dilma Rousseff\" \u2013 Denise Assis\n* \"M\u00eddia e novo golpe\" \u2013 Denise Assis\n* \"Faltam eleg\u00e2ncia e fidalguia\" \u2013 Denise Assis\n* \"Os agentes e as ag\u00eancias do golpe, um a um\" \u2013 Denise Assis, Gisele Cittadino, Jo\u00e3o Ricardo Dornelles, Marcio Tenenbaum e Rogerio Dultra dos Santos\n* \"Nomea\u00e7\u00e3o de Lula ao cargo de Ministro \u00e9 legal: uma necess\u00e1ria aula de hist\u00f3ria e filosofia ao juiz Moro, ao Judici\u00e1rio e \u00e0 OAB\" \u2013 Djefferson Amadeus\n* \"Confira prova de que Lava Jato e m\u00eddia formam uma pol\u00edcia pol\u00edtica\" \u2013 Eduardo Guimar\u00e3es\n* \"\u00c9 hora de o governo Dilma denunciar ao mundo a ofensiva golpista\" \u2013 Eduardo Guimar\u00e3es\n* \"Sobre sonhos...\" - Ene\u00e1 de Stutz e Almeida\n* \"A possibilidade de atua\u00e7\u00e3o do STF na atual fase do pedido de impeachment\" \u2013 Eug\u00eania Augusta Gonzaga e Paulo Pimenta\n* \"Alguns pensamentos sobre (e do) Brasil\" \u2013 Florian Hoffmann\n* \"A conjuntura n\u00e3o caiu do c\u00e9u\" \u2013 Francisco Celso Calmon\n* \"Am\u00e9rica Latina sofre sob o jugo do capital\" \u2013 Fran\u00e7ois Houtart\n* \"Em defesa da Constitui\u00e7\u00e3o\" \u2013 Geraldo Prado\n* \"O golpe do impeachment\" \u2013 Gilberto Bercovici\n* \"A puls\u00e3o golpista da mis\u00e9ria pol\u00edtica brasileira\" \u2013 Giovanni Alves\n* \"Supremo Tribunal Federal. Entre a vaidade, o golpismo e a omiss\u00e3o\" \u2013 Gisele Cittadino\n* \"O ensaio sobre a cegueira e os atos pr\u00f3-impeachment\" \u2013 Gladstone Leonel J\u00fanior\n* \"Convuls\u00e3o social\" \u2013 Guilherme Castro Boulos\n* \"O dia em que Moro deixou de ser juiz\" \u2013 Gustavo Fontana Pedrollo\n* \"Parecer sobre a responsabilidade do Presidente da Rep\u00fablica\" \u2013 Gustavo Ferreira Santos, Marcelo Labanca Corr\u00eaa de Ara\u00fajo, Jo\u00e3o Paulo Fernandes de Souza e Allain Teixeira\n* \"Se a nomea\u00e7\u00e3o de Lula Ministro \u00e9 um ato nulo, o que dizer do impeachment deflagrado por Eduardo Cunha?\" - Gustavo Teixeira e Tiago Resende Botelho\n* \"A luta s\u00f3 come\u00e7ou\" \u2013 Jandira Feghali\n* \"Impeachment: julgamento pol\u00edtico com balizas jur\u00eddicas\" \u2013 Jean Keiji Uema\n* \"Breves reflex\u00f5es sobre a conjuntura do golpe. Desafios para a esquerda brasileira\" \u2013 Jo\u00e3o Ricardo W. Dornelles e Carol Proner\n* \"Boston, Brazil: o PGR e a defesa da Lava Jato\" \u2013 Jo\u00e3o Feres Junior\n* \"Frente ao golpe, a mobiliza\u00e7\u00e3o popular!\" \u2013 Jo\u00e3o Pedro Stedile\n* \"O jogo dos sete erros\" \u2013 1964-2016 \u2013 Jos\u00e9 Carlos Moreira da Silva Filho\n* \"A radicaliza\u00e7\u00e3o est\u00e9ril\" \u2013 Jos\u00e9 Maur\u00edcio Domingues\n* \"Sobre Constitui\u00e7\u00e3o e direito de resist\u00eancia\" \u2013 Juliana Neuenschwander Magalh\u00e3es\n* \"Criacionistas e jusnaturalistas estamentais. Sobre os despachantes do golpe e como enfrent\u00e1-los\" \u2013 Katarina Peixoto\n* \"A inconfess\u00e1vel agenda do golpe\" \u2013 Larissa Ramina e Carol Proner\n* \"A quest\u00e3o de teorias jur\u00eddicas meramente descritivas ou de como o positivismo jur\u00eddico influencia na crise pol\u00edtica brasileira\" \u2013 Lenio Luiz Streck\n* \"O impeachment e o estado das institui\u00e7\u00f5es democr\u00e1ticas no Brasil\" \u2013 Leonardo Avritzer\n* \"Os continuadores da Casa Grande est\u00e3o voltando\" \u2013 Leonardo Boff\n* \"O impeachment como uma anti-revolu\u00e7\u00e3o\" \u2013 Leonardo Boff\n* \"Tchau, democracia!\" - Leonardo Isaac Yarochewsky\n* \"Da nova Guerra Fria ao impeachment de Dilma\" \u2013 Levi Bucalem Ferrari\n* \"O impeachment de Keynes\" \u2013 Lindbergh Farias\n* \"Lava Jato: tudo come\u00e7ou em junho de 2013 com a Primavera brasileira\" \u2013 Luis Nassif\n* \"O Brasil est\u00e1 na mira de Wall Street\" \u2013 Luiz Alberto Moniz Bandeira\n* \"A ponte para o passado. Os impichadores prometem reavivar um programa econ\u00f4mico com validade vencida\" \u2013 Luiz Gonzaga Belluzzo e Gabriel Gal\u00edpolo\n* \"Impeachment e chantagem\" \u2013 Luiz Moreira\n* \"Misoginia no golpe\" \u2013 Luciana Boiteux\n* \"O impeachment e os direitos sociais do trabalhador: caminhos de uma ordem mais desigual\" \u2013 Magda Barros Biavaschi\n* \"Breves notas \u00e0s decis\u00f5es do Supremo Tribunal Federal na longa sess\u00e3o da noite de 14 para 15 de abril de 2016: para um exerc\u00edcio de patriotismo constitucional\" \u2013 Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira\n* \"Institui\u00e7\u00f5es pol\u00edticas e judiciais dominantes est\u00e3o corrompidas. As mudan\u00e7as devem vir de baixo\" \u2013 Marcelo Neves\n* \"Impeachment fraudulento e direito de resist\u00eancia\" \u2013 Marcelo Ribeiro Uch\u00f4a\n* \"Golpismo \u00e0 brasileira veste roupagem jur\u00eddica\" \u2013 Marcelo Semer\n* \"Mentes perigosas: Carl Schmitt e o impeachment\" \u2013 Marcio Sotelo Felippe\n* \"O golpe foi dado. Ser\u00e1 consolidado?\" - Marcio Tenenbaum\n* \"Carta aos Ministros do Supremo Tribunal Federal\" \u2013 Marcio Tenenbaum\n* \"O impeachment e a instrumentaliza\u00e7\u00e3o do poder judici\u00e1rio pelas m\u00e3os do juiz Sergio Moro\" \u2013 Margarida Lacombe Camargo e Jos\u00e9 Ribas Vieira\n* \"Roda Viva\" \u2013 Maria Goretti Nagime\n* \"Regress\u00e3o do estado de direito no Brasil\" \u2013 Maria Jos\u00e9 Fari\u00f1as\n* \"N\u00e3o ao golpe parlamentar\" \u2013 Maria Luiza Quaresma Tonelli\n* \"Relato feminino de resist\u00eancia internacional ao golpe de 2016\" \u2013 Mariana Kalil\n* \"A crise de legalidade brasileira e a viola\u00e7\u00e3o das fronteiras do absurdo\" \u2013 Mariana Sousa Pereira\n* \"Determina\u00e7\u00e3o, nossa meta\" \u2013 Marilia Guimar\u00e3es\n* \"Carta de um cidad\u00e3o comum \u00e0 Corte Suprema brasileira\" \u2013 Marilson Santana\n* \"O Gigante acordou feliz\" \u2013 Mauro Noleto\n* \"Stefan Zweig e a atmosfera moral do golpe\" \u2013 Miguel do Ros\u00e1rio\n* \"Crise pol\u00edtica no Brasil e rea\u00e7\u00e3o internacional\" \u2013 Monica Herz e Andrea Ribeiro Hoffmann\n* \"Para depois do golpe: o ataque aos direitos dos trabalhadores\" \u2013 Nasser Allan\n* \"O golpe\" \u2013 Paulo Teixeira\n* \"Impeachment de Dilma: golpe ou medida de exce\u00e7\u00e3o?\" - Pedro Estevam Serrano\n* \"H\u00e1 semelhan\u00e7as entre o golpe civil-militar de 1964 e o Golpe em 2016?\" - Prudente Jos\u00e9 Silveira Mello\n* \"As pedaladas hermen\u00eauticas e o impeachment\" \u2013 Ricardo Lodi Ribeiro\n* \"\u00c9 golpe, sim\" \u2013 Roberto Amaral\n* Os senhores da lei: fundamentos e fun\u00e7\u00f5es da \u201cOpera\u00e7\u00e3o Lava-Jato\u201d \u2013 Rogerio Dultra dos Santos\n* A condu\u00e7\u00e3o coercitiva do ex-presidente Lula como estrat\u00e9gia rumo ao golpe \u2013 R\u00f4mulo de Andrade Moreira\n* O p\u00f3s-golpe \u2013 Rubens Casara\n* \"Jamais imaginei que viveria para ver outro golpe\" \u2013 Salah H. Khaled Jr.\n* \"Impeachment, golpe de Estado e ditadura de \u2018mercado\u2019\" \u2013 Samuel Pinheiro Guimar\u00e3es\n* \"N\u00e3o h\u00e1 fundamento jur\u00eddico para o impeachment\" \u2013 Tarso Cabral Violin\n* \"Agonia e \u00eaxtase do liberalismo decadente\" \u2013 Tarso Genro\n* \"O impeachment de Dilma Rousseff: um golpe da Constitui\u00e7\u00e3o aos tratados internacionais\" \u2013 Tiago Resende Botelho e Gustavo de Faria Moreira Teixeira\n* \"O processo de impedimento e argumento da insinceridade: o senador Antonio Augusto Anastasia em face do golpe\" \u2013 Thomas Bustamante\n* \"O mundo n\u00e3o termina na porta do teatro\" \u2013 Tuca Moraes\n* \"Dilma cometeu crime de responsabilidade? N\u00e3o. Um golpe disfar\u00e7ado\" \u2013 Wadih Damous\n* \"A democracia contempor\u00e2nea \u00e9 fr\u00e1gil porque foi sequestrada, condicionada e amputada pelo capital\" \u2013 Wadih Damous\n* \"H\u00e1 um golpe de Estado em curso\" \u2013 Wadih Damous\n* \"Grande d\u00favida constitucional de que o Supremo fugir\u00e1\" \u2013 Wanderley Guilherme dos Santos\n* \"Alguma coisa est\u00e1 fora da ordem. A pol\u00edtica nasceu\" \u2013 Wilson Ramos Filho\n* \"Reconcilia\u00e7\u00e3o ou luta de classes acirrada? O dia seguinte da vota\u00e7\u00e3o do impeachment\" \u2013 Wilson Ramos Filho\n* \"A Ponte para o Futuro e educa\u00e7\u00e3o nacional: de volta ao passado\" \u2013 Zacarias Gama\n{{-fim}}\n\n==Lan\u00e7amentos==\nO livro teve ampla divulga\u00e7\u00e3o e grandes cerim\u00f4nias de lan\u00e7amento. Foi lan\u00e7ado em 30 de maio de 2016 no [[Memorial Darcy Ribeiro]], na [[Universidade de Bras\u00edlia]] (UnB), em Bras\u00edlia, onde contou com a presen\u00e7a de [[Dilma Roussef]].\"[http://www.vermelho.org.br/noticia/281577-1 Livro A Resist\u00eancia ao Golpe ser\u00e1 lan\u00e7ado com a presen\u00e7a de Dilma]\" (30/05/2016). Acesso: 19 de julho de 2018. No dia seguinte, foi lan\u00e7ado no [[Rio de Janeiro]], no [[Teatro Casa Grande]], com a presen\u00e7a de [[Jos\u00e9 Eduardo Cardozo]], advogado e defensor de Dilma. A presidente tamb\u00e9m esteve no lan\u00e7amento do dia 3 de junho, no [[Teatro Dante Barone]], na [[Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul]].\"[https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2016/06/epoca-negocios-dilma-participa-de-lancamento-de-livro-e-de-ato-em-porto-alegre-nesta-sexta.html Dilma participa de lan\u00e7amento de livro e de ato em Porto Alegre nesta sexta-feira]\" (02/06/2016). Acesso: 19 de julho de 2018. Em [[S\u00e3o Paulo]], foi lan\u00e7ado no dia 20 de junho na [[Casa de Portugal]], contando com a participa\u00e7\u00e3o de [[Jos\u00e9 Eduardo Cardozo]], [[Tata Amaral]], [[Orlando Silva]], [[Paulo Teixeira]], [[Cl\u00e1udio Lembo]], [[Luiz Gonzaga Belluzzo]], [[Gilberto Bercovici]], entre outros.\"[http://www.vermelho.org.br/noticia/282482-1 SP lan\u00e7a o livro \u201cA resist\u00eancia ao golpe de 2016\u201d na segunda-feira]\" (17/06/2016). Portal Vermelho. Acesso: 19 de julho de 2018. Nesta ocasi\u00e3o, lan\u00e7ou-se tamb\u00e9m a Frente Brasil de Juristas pela Democracia. Tamb\u00e9m houve lan\u00e7amentos em [[Natal]], [[Florian\u00f3polis]], [[Sergipe]] e [[Curitiba]], sempre com muito p\u00fablico e participa\u00e7\u00e3o de alguns dos autores e de movimentos e lideran\u00e7as sociais.\"[http://www.vermelho.org.br/noticia/282480-104 Natal ser\u00e1 palco do lan\u00e7amento da obra A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016]\" (17/06/2016). Portal Vermelho. Acesso: 19 de julho de 2018.\"[http://www.vermelho.org.br/noticia/281723-1 Livro Resist\u00eancia ao Golpe em 2016 ser\u00e1 lan\u00e7ado em Florian\u00f3polis]\" (1/06/2016). Acesso: 19 de julho de 2018.\n\n==Import\u00e2ncia==\nDentro da produ\u00e7\u00e3o escrita da [[ci\u00eancia social]], da conjuntura pol\u00edtica e da interpreta\u00e7\u00e3o do Brasil contempor\u00e2neo, o livro ''A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016'' se insere, assim como outras produ\u00e7\u00f5es do mesmo ano de 2016, como uma primeira rea\u00e7\u00e3o ampla e aberta de n\u00edvel intelectual e liter\u00e1rio a ser estudada sobre v\u00e1rios aspectos a respeito da crise do [[Governo de Dilma Rousseff|segundo governo de Dilma Rousseff]] e [[Impeachment de Dilma Rousseff|seu processo de impeachment]], com interpreta\u00e7\u00e3o de seus impactos e desdobramentos na [[democracia]] brasileira.CARDOSO JR., 2017, p. 112.PERLATTO e SOUSA, 2018, p. 284.\n\nO livro pode ser visto como uma cr\u00edtica da pol\u00edtica, do sistema financeiro, do judici\u00e1rio e do jornalismo no discurso de intelectuais, em que o momento do \"agora\", mais favor\u00e1vel do que desfavor\u00e1vel \u00e0 destitui\u00e7\u00e3o, \u00e9 contratado com a vis\u00e3o hist\u00f3rica depois sobre ela, isto \u00e9, mais desfavor\u00e1vel e cr\u00edtica.BERGER, 2018, p. 325. Isto \u00e9 exemplificado no primeiro texto do livro, da autoria de [[Aderbal Freire Filho]], diretor teatral, em que ele ironiza artigo de [[Ferreira Gullar]], poeta e ent\u00e3o colunista da ''[[Folha de S.Paulo]]'', maior jornal do pa\u00eds que publicara enquete com intelectuais a favor ou contra a destitui\u00e7\u00e3o. Gullar dizia-se espantado que \"pessoas reconhecidamente inteligentes e bem informadas\" tenham sido contra, enquanto que Aderbal Freire Filho aponta que 20 dos entrevistados posicionaram-se contra, enquanto que apenas 8, incluindo Gullar, eram favor\u00e1veis. Num momento de [[polariza\u00e7\u00e3o]] pol\u00edtica, o livro captou a voz de parcelas das ruas e das institui\u00e7\u00f5es, seja para critic\u00e1-las ou endoss\u00e1-las.J\u00daNIOR e DE SOUZA J\u00daNIOR, 2017, p. 1310-1311.\n\nO artigo do soci\u00f3logo portugu\u00eas [[Boaventura de Sousa Santos]], \"Os perigos da desordem jur\u00eddica no Brasil\", serve a uma perspectiva do [[Direito]] ligado \u00e0 [[sociologia]] como \"uma an\u00e1lise do cen\u00e1rio pol\u00edtico-social brasileiro p\u00f3s-impeachment de 2016, a fim de compreender as causas condicionantes do referido processo e os reflexos do impedimento\".WEMUTH e NIELSSON, 2018, p.457. Em seu texto, Sousa Santos conclui que a contemporaneidade vive aquilo que ele identifica como uma esp\u00e9cie de \"[[fascismo social]]\", por estar de fora da pol\u00edtica, num empobrecimento das rela\u00e7\u00f5es de trabalho e de vida e de sociedade, \"a [[democracia representativa]] tende a ser sociologicamente uma ilha democr\u00e1tica num arquip\u00e9lago de despotismos.\"SANTOS, in PRONER at al., p. 131-132.\n\nO texto do diplomata [[Samuel Pinheiro Guimar\u00e3es Neto]] e de outros, para quem os [[meios de comunica\u00e7\u00e3o]] no Brasil s\u00e3o dominados pela [[classe dominante]] e aportaram \"ajuda providencial\" para \"derrubar ou imobilizar a Presidenta e, assim, anular a vontade da maioria do povo brasileiro\",NETO, in PRONER et al., 2016, p. 379. contribui para a \u00e1rea da [[comunica\u00e7\u00e3o]] e do seu processo e uso hist\u00f3rico no Brasil, num contexto de exclus\u00e3o comunicacional do pa\u00eds e de debate sobre o papel da [[imprensa]] no epis\u00f3dio.SILVEIRA, 2017, p. 10.\n\nA perspectiva [[feminista]] encara o texto de [[Luciana Boiteux]] a respeito da participa\u00e7\u00e3o feminina no [[C\u00e2mara de Deputados|C\u00e2mara]] e [[Senado]], atrav\u00e9s de dados num\u00e9ricos, durante o governo de Dilma Rousseff, isto \u00e9, primeira mulher eleita presidente, tendo havido crescimento, mas ainda n\u00e3o de maneira [[igualdade de g\u00eanero|igualit\u00e1ria no quesito g\u00eanero]].BOITEUX, in PRONER et al., 2016, p. 262.SALIBA e SANTIAGO, 2016, p.94. Fora isso, o centro do estudo refere-se ao tratamento social e da imprensa em rela\u00e7\u00e3o a uma mulher na presid\u00eancia. Termos como [[viol\u00eancia de g\u00eanero]] e diminui\u00e7\u00e3o da mulher a mero objeto sexual s\u00e3o usados em rela\u00e7\u00e3o a campanhas em 2015 que utilizavam adesivos de cunha sexual contra a governanta.BOITEUX, in PRONER et al., 2016, p. 264.SALIBA e SANTIAGO, 2016, p.101 Uma famosa capa da revista ''[[Isto\u00c9]]'', com imagem do rosto de Dilma distorcido e com mat\u00e9ria que, registra Boiteux, \"atribu\u00eda a Dilma surtos e desequil\u00edbrios emocionais e psiqui\u00e1tricos nas v\u00e9speras da vota\u00e7\u00e3o do impeachment\"BOITEUX, in PRONER et al., 2016, p. 260 tamb\u00e9m \u00e9 vista por outras autoras da perspectiva feminista como representa\u00e7\u00e3o de [[sexismo]], [[machismo]], viol\u00eancia moral, est\u00e9tica e simb\u00f3lica naturalizados nas rela\u00e7\u00f5es sociais.Saliba e Santiago, 2016, p. 100.\n\nV\u00e1rios artigos de ''A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016'' s\u00e3o usados nos textos do livro de antologia ''Desafios e Perspectivas da Democracia na Am\u00e9rica Latina'', sobre [[Direitos Humanos]], [[cidadania]] e pol\u00edticas p\u00fablicas diante da conjuntura nacional e internacional ap\u00f3s a destitui\u00e7\u00e3o da presidente. Destacam-se a pergunta de [[Boaventura de Sousa Santos]], \"h\u00e1 futuro para a democracia num mundo dominado pelo capitalismo financeiro global, pelo colonialismo e pelo patriarcado nas rela\u00e7\u00f5es sociais?\",SANTOS, in PRONER et. al., 2016, p. 7. para se pensar sobre o [[Economia|sistema econ\u00f4mico]] atual e a necessidade do que ele identifica como descoloniza\u00e7\u00e3o;Jo\u00e3o Ricardo Wanderley Dornelles, in DIAS et. al, 2017, p. 144. a an\u00e1lise de Giovanni Alves, autor de \"A puls\u00e3o golpista da mis\u00e9ria pol\u00edtica brasileira\", referente \u00e0 import\u00e2ncia da luta pela democratiza\u00e7\u00e3o do Estado, de onde a [[esquerda pol\u00edtica]] manteve-se afastada, e que advoga necessidade de democratiza\u00e7\u00e3o dos meios de produ\u00e7\u00e3o contra a m\u00eddia [[oligarquia|olig\u00e1rquica]] que \"imbeciliza o povo brasileiro\";Apud Rubens Pinto Lyra, in DIAS et. al, 2017, p. 200-201. as cr\u00edticas do livro \u00e0 [[Lava Jato]] e a [[S\u00e9rgio Moro]], para quem \"quanto maior a deslegitima\u00e7\u00e3o do sistema pol\u00edtico, maior a legitima\u00e7\u00e3o da magistratura\";LYRA, in DIAS et al., 2017, p. 167. o uso do jurista e fil\u00f3sofo pol\u00edtico [[Carl Schmitt]], que falava em excepcionalidade e na \"necessidade\" de um [[Estado de exce\u00e7\u00e3o]], para se tratar criticamente do impeachment e da condu\u00e7\u00e3o coercitiva de Lula, como M\u00e1rcio Sotelo Felippe o faz em seu artigo,LYRA, in op. cit., p. 167-168. e uma elite no Judici\u00e1rio que veria a [[legalidade]] e o [[Estado Democr\u00e1tico de Direito]] como problem\u00e1ticos.\n\n==Lista completa de autores== \n{{Div col|4}}\n* [[Aderbal Freire Filho]] \n* [[Afr\u00e2nio Silva Jardim]] \n* [[Agostinho Ramalho Marques Neto]]\n* [[Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia]]\n* [[Aline Sueli de Salles Santos]]\n* Alipio Freire \n* Andrea Ribeiro Hoffmann \n* Antonio Baylos \n* Baltasar Garz\u00f3n Real \n* Beatriz Vargas Ramos \n* [[Boaventura de Sousa Santos]] \n* Camila Prando \n* Carol Proner \n* Cl\u00e1udia Grabois \n* Claudia Maria Barbosa \n* Cristiano Paix\u00e3o \n* Cristina Nin\u00f4 Biscaia \n* Daniel Cerqueira \n* Denise Assis \n* Diogo Bacha e Silva \n* Djefferson Amadeus \n* Eduardo Guimar\u00e3es \n* Emilio Peluso Neder Meyer \n* Ene\u00e1 de Stutz e Almeida \n* Eug\u00eania Augusta Gonzaga \n* Florian Hoffmann \n* Francisco Celso Calmon \n* Fran\u00e7ois Houtart \n* Gabriel Gal\u00edpolo \n* Geraldo Prado \n* Gilberto Bercovici \n* Giovanni Alves \n* Gisele Cittadino \n* Gladstone Leonel J\u00fanior \n* [[Guilherme Boulos]] \n* Gustavo de Faria Moreira Teixeira \n* Gustavo Ferreira Santos \n* Gustavo Fontana Pedrollo \n* [[Gustavo Teixeira]] \n* [[Jandira Feghali]] \n* Jean Keiji Uema \n* Jo\u00e3o Feres Junior \n* Jo\u00e3o Paulo Fernandes de S\n* Allain Teixeira \n* [[Jo\u00e3o Pedro Stedile]] \n* Jo\u00e3o Ricardo W Dornelles \n* Jos\u00e9 Carlos Moreira da Silva Filho \n* Jos\u00e9 Maur\u00edcio Domingues \n* Jos\u00e9 Ribas Vieira \n* Juliana Neuenschwander Magalh\u00e3es \n* Katarina Peixoto \n* Larissa Ramina \n* Lenio Luiz Streck \n* Leonardo Avritzer \n* [[Leonardo Boff]] \n* Leonardo Isaac Yarochewsky \n* Levi Bucalem Ferrari \n* [[Lindbergh Farias]] \n* [[Luciana Boiteux]] \n* [[Luis Nassif]] \n* Luiz Alberto Moniz Bandeira \n* Luiz Gonzaga Belluzzo \n* Luiz Moreira \n* Magda Barros Biavaschi \n* Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira \n* Marcelo Labanca Corr\u00eaa de Ara\u00fajo \n* Marcelo Neves \n* Marcelo Ribeiro Uch\u00f4a \n* Marcelo Semer \n* Marcio Sotelo Felippe \n* Marcio Tenenbaum \n* Margarida Lacombe Camargo \n* Maria Goretti Nagime \n* Maria Jos\u00e9 Fari\u00f1as Dulce \n* Maria Luiza Quaresma Tonelli \n* Mariana Kalil \n* Mariana Sousa Pereira \n* Marilia Guimar\u00e3es \n* Marilson Santana \n* Mauro Noleto \n* Meire Cavalcante \n* Miguel do Ros\u00e1rio \n* Monica Herz \n* Nasser Allan \n* [[Paulo Pimenta]] \n* Paulo Roberto Iotti Vecchiatti \n* [[Paulo Teixeira]] \n* Pedro Estevam Serrano \n* Prudente Jos\u00e9 Silveira Melo \n* Ricardo Lodi Ribeiro \n* [[Roberto Amaral]] \n* Rogerio Dultra dos Santos \n* R\u00f4mulo de Andrade Moreira \n* Rubens Casara \n* Salah H Khaled Jr \n* [[Samuel Pinheiro Guimar\u00e3es Neto]]\n* Tarso Cabral Violin \n* [[Tarso Genro]] \n* Thomas Bustamante \n* Tiago Resende Botelho \n* Tuca Moraes \n* [[Wadih Damous]] \n* [[Wanderley Guilherme dos Santos]] \n* Wilson Ramos Filho \n* Zacarias Gama\n{{Div col fim}}\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n* ''[[O Processo (document\u00e1rio)|O Processo]]'', document\u00e1rio brasileiro de 2018 dirigido por [[Maria Ramos]], que mostra os bastidores e os interesses por tr\u00e1s do processo de impeachment.\n* ''[[A Elite do Atraso: Da Escravid\u00e3o \u00e0 Lava Jato]]'', livro do soci\u00f3logo [[Jess\u00e9 Souza]], que se volta \u00e0s origens sociais do Brasil e tamb\u00e9m afirma que a [[classe m\u00e9dia]] favor\u00e1vel ao impeachment, em seus protestos de rua, foram cooptadas pela [[elite]].\"[https://www.cartacapital.com.br/sociedade/jesse-souza-201ca-classe-media-e-feita-de-imbecil-pela-elite201d/ Jess\u00e9 Souza: \u201cA classe m\u00e9dia \u00e9 feita de imbecil pela elite\u201d]\". [[Carta Capital]], 2017. Acesso: 18 de dezembro de 2018.\n\n{{Refer\u00eancias|col=2}}\n\n==Bibliografia==\n* BERGER, Christa. \"O Golpe da M\u00eddia: a cr\u00edtica ao jornalismo no discurso de intelectuais\". ''Revista Observat\u00f3rio'', v. 4, n. 1, p. 307-326, 1 jan. 2018.\n* CARDOSO JR, J.C. \"O Brasil na encruzilhada: apontamentos para uma reforma do Estado de natureza republicana, democr\u00e1tica e desenvolvimentista\". ''Cadernos do Desenvolvimento'', v. 12, p. 99-134, 2017.\n* DIAS, Adelaide Alves; TOSI, Giuseppe (orgs.). ''Desafios e Perspectivas da Democracia na Am\u00e9rica Latina''. Editora do CCTA. Cole\u00e7\u00e3o Direitos Humanos. 2017.\n* FILHO, Jos\u00e9 Carlos Moreira da Silva. \"Leitura necess\u00e1ria em tempos dif\u00edceis\". Apresenta\u00e7\u00e3o in BIAGINI, Hugo E.; PEYCHAUX, Diego Ferna\u00e1ndez. ''O neuroliberalismo e a \u00e9tica do mais forte''. Tradu\u00e7\u00e3o de Antonio Sidekum. Nova Petr\u00f3polis: Nova Harmonia, 2016. 246p. 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''O golpe de 2016 e a reforma trabalhista: narrativas de resist\u00eancia''. Canal 6 Editora, Praxis Artes Grafica, 2017.\n* SALIBA, Maur\u00edcio Gon\u00e7alves; SANTIAGO, Brunna Rabelo. \"Bailarinas n\u00e3o fazem pol\u00edtica?: an\u00e1lise da viol\u00eancia de g\u00eanero presente no processo de impeachment de Dilma Rousseff\". Revista Direitos Fundamentais Democr\u00e1ticos, v. 21, n. 21, p. 91-105, dez. 2016. Edi\u00e7\u00e3o especial.\n* SILVA FILHO, Jos\u00e9 Carlos Moreira da. \"Justi\u00e7a de Transi\u00e7\u00e3o e Usos Pol\u00edticos do Poder Judici\u00e1rio no Brasil em 2016: um Golpe de Estado Institucional?\". Revista ''Direito Pr\u00e1x'', Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1284-1312, Setembro de 2018. Dispon\u00edvel em . Acesso: 29 dezembro de 2018.\n* SILVEIRA, Alberto Magno Perdig\u00e3o. \"Exclus\u00e3o comunicacional no Brasil: uma reflex\u00e3o contempor\u00e2nea a partir da destitui\u00e7\u00e3o da presidente Dilma Rousseff\". Intercom \u2013 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica\u00e7\u00e3o. 40\u00ba Congresso Brasileiro de Ci\u00eancias da Comunica\u00e7\u00e3o. Dispon\u00edvel em . Curitiba, 04 a 9 de setembro de 2017.\n* WERMUTH, Maisquel \u00c2ngelo Dezordi; NIELSSON, Joice Graciele. \"Ultraneoliberalismo, evangelicalismo pol\u00edtico e misoginia: a for\u00e7a triunfante do patriarcalismo na sociedade brasileira p\u00f3s-impeachment\". Revista Eletr\u00f4nica do Curso de Direito, v. 13, n. 2. Universidade Federal de Santa Maria, 2018. ISSN 1981-3694\n\n=={{Liga\u00e7\u00f5es externas}}==\n* [https://books.google.com.br/books?id=P7JsDQAAQBAJ&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s A Resist\u00eancia ao Golpe de 2016 - P\u00e1gina no Google Livros].\n\n{{Portal3|Literatura|Pol\u00edtica|Direito}}\n\n{{Governo Dilma Rousseff}}\n\n[[Categoria:Livros de 2016]]\n[[Categoria:Esquerda pol\u00edtica no Brasil]]\n[[Categoria:Impeachment de Dilma Rousseff]]"}]},"3619235":{"pageid":3619235,"ns":0,"title":"Sondica","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Assentamento/Espanha|mun\n|nome =Sondica\n|outro_nome =Sondika\n|cod_ine_prefixo =48\n|cod_ine_sufixo =904\n|predef_popula\u00e7\u00e3o =Popula\u00e7\u00e3o do Pa\u00eds Basco\n|imagem =2010 Sondikan Dantzari Eguna Kaxarranka.jpg\n|legenda =Dan\u00e7arinos de ''kaxarranka'' (uma dan\u00e7a tradicional basca) em atua\u00e7\u00e3o no campo de futebol de Sondica em 2010\n|comun_aut =[[Comunidade aut\u00f3noma do Pa\u00eds Basco|Pa\u00eds Basco]]\n|prov\u00edncia =[[Biscaia]]\n|comarca =[[Grande Bilbau]]\n|bandeira =\n|bras\u00e3o =Escudo de Sondika.svg\n|coord_t\u00edtulo=s\n|latd=43 |latm=17 |lats=55\n|longd=2 |longm=55 |longs=29\n|mapa =Bizkaia municipalities Sondika.PNG\n|mapa_legenda =Localiza\u00e7\u00e3o do munic\u00edpio de Sondica na Biscaia\n|gent\u00edlico = sondikatarra; sondikar\n|c\u00f3digo_postal =48150\n|alcaide =Gorka Carro\n|alcaide_ano =2011\n|alcaide_partido =[[Partido Nacionalista Basco|PNV]]\n|\u00e1rea_total_km2 =38\n|altitude_m =23\n|popula\u00e7\u00e3o_notas ={{Popula\u00e7\u00e3o do Pa\u00eds Basco|REF=s}}\n|s\u00edtio =[http://www.sondika.net www.sondika.net]\n}}\n'''Sondica''' (em {{ling|es}}) ou '''Sondika''' (em {{ling|eu}}) \u00e9 um [[Munic\u00edpios da Espanha|munic\u00edpio]] da [[Espanha]] na [[Prov\u00edncias da Espanha|prov\u00edncia]] da [[Biscaia]], [[Comunidades aut\u00f3nomas da Espanha|comunidade aut\u00f3noma]] do [[Comunidade aut\u00f3noma do Pa\u00eds Basco|Pa\u00eds Basco]]. Faz parte da [[Comarcas de Espanha|comarca]] de [[Grande Bilbau]] e tem {{fmtn|38|[[quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]]}} de \u00e1rea.{{Carece de fontes|data=abril de 2012}} Em {{Popula\u00e7\u00e3o do Pa\u00eds Basco|TXT=a\u00f1o}} tinha {{POB-Pa\u00eds Basco|48904}} habitantes ({{Densidade populacional do Pa\u00eds Basco|48904|38}}).\n\nEn Sondica se situa parte do [[Aeroporto de Bilbau]].\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Commonscat|Sondika}}\n{{Espanha/Pa\u00eds Basco/Biscaia}}\n{{Portal3|Pa\u00eds Basco|Espanha}}\n{{esbo\u00e7o-munic\u00edpios-es}}\n\n[[Categoria:Munic\u00edpios de Biscaia]]\n[[Categoria:Grande Bilbau]]\n[[Categoria:Munic\u00edpios da Espanha por nome]]\n[[Categoria:Localidades da Espanha]]\n[[Categoria:Localidades do Pa\u00eds Basco (Espanha)]]\n[[Categoria:Localidades de Biscaia]]\n[[Categoria:Munic\u00edpios por nome do Pa\u00eds Basco (Espanha)]]"}]},"2930518":{"pageid":2930518,"ns":0,"title":"Lista de programas exibidos pela PlayTV","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"A [[PlayTV]] tem uma programa\u00e7\u00e3o voltada aos games, cinema, animes e m\u00fasica. Em [[agosto]] de [[2011]], para comemorar os 5 anos da emissora, houve uma remodula\u00e7\u00e3o na programa\u00e7\u00e3o. Os programas que est\u00e3o no ar atualmente s\u00e3o esses:{{citar web|url=http://www.playtv.com.br/new/site/musica.php?ID=63126&confira_a_nova_programacao_da_playtv|t\u00edtulo=Confira a nova programa\u00e7\u00e3o da PlayTV|autor=PlayTV|acessodata=19/08/2011}}\n\n== Programas ==\n\n=== Atuais ===\n* ''[[Glitch]]'' (2017-Presente): Programa semanal que vai falar sobre novidades sobre videogames. Apresentado por [[Luciano Amaral]], substituir\u00e1 o MOK a partir de 23/02/2017.\n\n* ''PlayHit'' - (2006-presente): Num casamento perfeito entre [[m\u00fasica]] e [[videogame]]s, a equipe da [[PlayTV]] cria [[videoclipes]] exclusivos, misturando imagens de [[games]] a sucessos, [[cl\u00e1ssicos]] e novidades do [[pop]] e do [[rock]].\n\n* ''Eu Q Mando Twitter'' - (2007-presente): Conectados ao [[Twitter]], os espectadores escolhem seus clipes favoritos em 140 caracteres. Os seguidores do @MusicaPlayTV postam a m\u00fasica que querem ver na programa\u00e7\u00e3o, mandam seus coment\u00e1rios e at\u00e9 oferecem clipes aos amigos.\n\n* ''Interfer\u00eancia'' - (2009-presente, classifica\u00e7\u00e3o 12 anos): Faixas de clipes segmentadas programadas por especialistas em cada estilo:\n**Interfer\u00eancia Ichiban ([[J-Pop]]) - Assinada por Sati Ishikawa (Segunda, 11h30)\n**Interfer\u00eancia Hallyu ([[K-pop]]) - Assinada por Alessandra Duque (Sexta, 11h30).\n**Interfer\u00eancia Viola Afiada ([[m\u00fasica sertaneja|Sertanejo]]) - Assinada por especialistas da PlayTV (Segunda, Quarta e Sexta, 08h30).\n**Interfer\u00eancia Fuzz ([[Indie rock]]) - Assinada por especialistas da PlayTV (Quarta, 11h30).\n\n* ''Udigrudi'' - (2009-presente, classifica\u00e7\u00e3o livre; Domingo 20h30): O programa mostra que existe uma produ\u00e7\u00e3o enorme e muito criativa no cen\u00e1rio musical independente [[brasil]]eiro. O Udigrudi mostra toda semana os melhores clipes, not\u00edcias e dicas de m\u00fasico para m\u00fasico. Durante a semana, vai ao ar a ''Faixa de Clipes Udigrudi''.\n\n* ''Bunka Pop'' - (2016-presente, classifica\u00e7\u00e3o livre; Segunda, 19h30). Toda semana, Jack Freitas e Maria Luiza Grantaine apresentam fatos e curiosidades sobre a cultura pop japonesa.\n*''Deluqui Nau'' (classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Arte Que Faz''\n*''[[Medalh\u00e3o Persa]]'' (classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Fundo Verde'' (2016-presente, classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Caminhos da HQ''\n*''Geek''\n*''Resson\u00e2ncia''\n*''Linhas Tortas''\n*''Gamebros''\n*''Joias Vip''\n*''Top Game''\n\n=== Antigos ===\n* ''Otacraze'' (2007-2008): sess\u00e3o de animes licenciados pela Cloverway. T\u00edtulos como ''[[Ranma \u00bd]]'', ''[[Trigun]]'', ''[[Samurai Champloo]]'' e ''[[Love Hina]]'' foram exibidos no bloco.\n* ''[[Bleach (mang\u00e1)|Bleach]]'' - (2014-2018)\n* ''[[Naruto Shippuden]]'' - (2015-2017)\n* ''CinePlay'' (2007-2015): Com a apresenta\u00e7\u00e3o de [[Rodolfo Rodrigues]], exibia os bastidores das maiores produ\u00e7\u00f5es do [[cinema]] mundial, estr\u00e9ias de [[filmes]], lan\u00e7amentos em [[DVD]], entrevistas exclusivas de grandes atores e diretores, festivais, sets de filmagens e muito mais.\n* Est\u00fadio PlayTV (2012-2017)\n* ''[[Bernard (desenho animado)|Bernard]]'' - (2009-2014)\n*''PlayZone'' (2006-2009)\n* ''Mok'' - (2009-2016, classifica\u00e7\u00e3o 12 anos): Com a apresenta\u00e7\u00e3o de [[Luciano Amaral]], o programa mostra tudo sobre [[games]], [[tecnologia]], [[internet]], [[gadgets]], [[comportamento]], [[tend\u00eancia]] e [[inova\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica]]. Foi encerrado em 15/12/2016.\n* ''Vitamina'' (2009-2015): Com a apresenta\u00e7\u00e3o de [[Rafaela Tomasi]], \"Vitamina\" \u00e9 um programa para quem \u00e9 vidrado em [[m\u00fasica]], vista com conte\u00fado e profundidade. Al\u00e9m dos clipes, \u00e9 poss\u00edvel conferir especiais sobre artistas, dicas de lan\u00e7amentos, cr\u00edticas de novos discos e mat\u00e9rias informativas.\n* ''Go! Game'' (2010-2015): Com a apresenta\u00e7\u00e3o de [[Luciano Amaral]], o programa conta sempre com dois especialistas do site [[GameTV]] como convidados, o ''Go!Game'' vai a fundo em cada novo jogo para comentar e mostrar os detalhes de cada um.\n* ''Decola'' (2013-2014): Um programa de viagem pelo Brasil profundo, revelando a cultura, seu povo e as belezas naturais de cada regi\u00e3o do pa\u00eds. A viajante Liliane Reis segue em busca do \"Brasil que o Brasil n\u00e3o viu\", fugindo dos cart\u00f5es postais cl\u00e1ssicos e apurando o olhar a cada aventura.\n* ''[[Vale 10]]'' (2006-2011): O programa era apresentado por Gabriela Fran\u00e7a e ia ao ar de segunda-feira a sexta-feira \u00e0s 19h30 com 1 hora de dura\u00e7\u00e3o mostrando os clipes mais pedidos do dia e aos s\u00e1bados acontecia o ''Vale 20 Volume 1'' com a apresenta\u00e7\u00e3o do 20\u00ba at\u00e9 o 11\u00ba videoclipes mas pedidos durante a semana na programa\u00e7\u00e3o e aos domingos no mesmo hor\u00e1rio, acontecia o ''Vale 20 Volume 2'' com os 10 videoclipes mais pedidos da semana. Foi substitu\u00eddo pelo programa ''Ponto Pop 10'' ap\u00f3s a reformula\u00e7\u00e3o da programa\u00e7\u00e3o da emissora em 2011.\n* ''[[Combo - Fala + Joga]]'' (2006-2016): Com a apresenta\u00e7\u00e3o de Rodolfo Rodrigues, O \"Combo Fala + Joga\" \u00e9 um [[talk show]] em que os convidados batem um papo descontra\u00eddo enquanto disputam partidas de [[v\u00eddeo game]]. M\u00fasicos, artistas, celebridades e todo mundo que em algo a dizer se arrisca nas partidas, neste programa diferente de tudo o que j\u00e1 se viu. Foi substitu\u00eddo pelo ''Interfer\u00eancia'' em abril de 2016.\n* ''Ponto Pop'' - (2006-2018): Com a apresenta\u00e7\u00e3o de [[Rodolfo Rodrigues]], o programa tem duas partes: A primeira \u00e9 a reformula\u00e7\u00e3o do [[Vale 10]], como uma revista sobre atualidades da m\u00fasica pop, al\u00e9m de um \"top 3\" de clipes do dia apresentado \u00e0s ter\u00e7as e quintas; j\u00e1 \u00e0s segundas, quartas e sextas \u00e9 o Ponto Pop 10, desta vez com uma parada de sucessos dos 10 clipes mais pedidos da programa\u00e7\u00e3o. Aos s\u00e1bados, \u00e9 exibido o ''Ponto KPop'', com novidades sobre pop coreano, apresentados por [[Babi Dewet]].\n* ''Ponto K-Pop'' (2015-2018)\n* ''Interfer\u00eancia RapSoulFunk'' (2011-2012)\n* ''Interfer\u00eancia Anderson Noise'' (2011-2014)\n* ''Interfer\u00eancia NeoFunk'' (2014)\n* ''Interfer\u00eancia Stay Heavy'' (2011-2014)\n* ''Playhit Gore''\n* ''[[Yu Yu Hakusho]]''\n* ''[[Os Cavaleiros do Zod\u00edaco]]''\n* ''[[Monster Rancher]]''\n* ''[[A Lenda do Drag\u00e3o]]''\n* ''[[Death Note]]''\n* ''O Som que Voc\u00ea Ouve''\n* ''Torneios Brasil''\n*''Jorgecast'' - (2015-2017, classifica\u00e7\u00e3o 12 anos): Apresentado por [[Cau\u00ea Moura]] e [[PC Siqueira]], o programa tem como principal foco, os fatos da semana, comentados de forma bem humorada.\n*''[[Manual do Mundo]]'' - (2015-2017, classifica\u00e7\u00e3o livre): Programa apresentado por [[Iber\u00ea Then\u00f3rio]], \u00e9 a vers\u00e3o televisiva de ''Manual do Mundo'', canal do YouTube que apresenta experi\u00eancias cient\u00edficas.\n*''Caliente'' - (2009-2017, classifica\u00e7\u00e3o 18 anos): Faixa de clipes adultos em vers\u00f5es sem censura.\n*''Onnigumo Show'' - (classifica\u00e7\u00e3o livre) Programa apresentado por Onnigumo com cobertura de festas, eventos, lan\u00e7amentos e muito entretenimento (S\u00e1bados 02h).\n*''Qu4tro Coisas'' - (classifica\u00e7\u00e3o 12 anos; Ter\u00e7a, Quinta e S\u00e1bado \u00e0s 21:00)\n*''Miolos Fritos'' - (Segunda, Quarta e Sexta 21:00)\n*''Est\u00fadio PlayTV'' - (Quartas 22h30)\n*''Avesso TV'' - (Domingos, antes do ''[[Ponto Pop|Ponto K-Pop]]'')\n*''Rockoala''\n*''Rock In Time''\n*''Studio 2G''\n*''Live Play''\n*''CinePlay Brasil''\n*''Excede'' (classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Desfrutando a Vida Di\u00e1ria'' (classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Louren\u00e7o & Banda''\n*''Hoje eu Desafio O Mundo Sem Sair da Minha Casa''\n*''Cia. do Vaqueiro'' (classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Rumos M\u00fasica Coletivo'' (2016-2017, classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Clipes Pop Rock Brasil''\n*''Hackers'' (2016-presente, classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Os Amargos'' (2015-presente)\n*''InLine'' (classifica\u00e7\u00e3o livre)\n*''Pipocando'' (2015-presente, classifica\u00e7\u00e3o 12 anos)\n*''For\u00e7a de Elite'' (2016-presente, classifica\u00e7\u00e3o 16 anos)\n*''Show de Pol\u00edcia''\n*''Hist\u00f3ria do Rock Brasileiro''\n*''Hist\u00f3ria do Videogame no Brasil''\n*[[Yu-Gi-Oh! Duel Monsters|''Yu-Gi-Oh!'']] (2015-2018)\n\n== Boletins ==\nAl\u00e9m desses programas, a [[PlayTV]] tem boletins exibidos durante a programa\u00e7\u00e3o como o ''PopUp'', [[Gametv|''GameTV'']] e ''Se Liga!''.\n\n== Refer\u00eancias ==\n{{Reflist}}\n\n{{Televis\u00e3o no Brasil}}\n\n[[Categoria:Programas da PlayTV| ]]\n[[Categoria:Listas de programas de televis\u00e3o por rede|PlayTV]]"}]},"3606996":{"pageid":3606996,"ns":0,"title":"Lista de bairros de Eldorado do Sul","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{mais-notas|data=abril de 2012}}\nEsta \u00e9 uma lista de bairros do munic\u00edpio brasileiro de [[Eldorado do Sul]], no [[Rio Grande do Sul]], por ordem alfab\u00e9tica.\n\n* Bom Retiro: \u00c9 conhecido dentro do munic\u00edpio por ter o maior campo de rodeio da cidade, e por fornecer v\u00e1rias imagens naturais maravilhosas, como a de uma antiga f\u00e1brica de celulose que l\u00e1 se encontra.\n* [[Centro (Eldorado do Sul)|Centro]]\n* Ch\u00e1cara{{citar web|url=http://eldorado.governomunicipal.com.br/noticia/mostrar/6627-+++++Administra%C3%A7%C3%A3o+Municipal+d%C3%A1+in%C3%ADcio+%C3%A0s+obras+de+pavimenta%C3%A7%C3%A3o+e+drenagem+de+vias+do+Bairro+Ch%C3%A1cara+.html|t\u00edtulo= |acessodata= |autor= |ultimo= |primeiro= |autorlink= |coautores= |data= |ano= |mes= |obra= |publicado= |l\u00edngua= |cita\u00e7\u00e3o= |notas=}}\n* Cidade Verde{{citar web|url=http://eldorado.governomunicipal.com.br/noticia/mostrar/6849-Av++Dique+recebe+melhorias+no+Bairro+Cidade+Verde.html|t\u00edtulo= |acessodata= |autor= |ultimo= |primeiro= |autorlink= |coautores= |data= |ano= |mes= |obra= |publicado= |l\u00edngua= |cita\u00e7\u00e3o= |notas=}}\n*Parque Eldorado \u00e9 um distrito da cidade brasileira de [[Eldorado do Sul]], no estado do [[Rio Grande do Sul]].{{citar web|url=http://eldorado.governomunicipal.com.br/noticia/mostrar/6688-+++++Projeto+Reluz+%C3%A9+estendido+ao+Parque+Eldorado+e+Bom+Retiro+.html|t\u00edtulo= |autor= |autorlink= |coautores= |data= |acessodata= |obra= |publicado= |formato= |l\u00edngua= |arquivourl= |arquivodata= |cita\u00e7\u00e3o= |notas=}}\n* Picada: O bairro tem duas pontes que d\u00e3o na cidade de [[Porto Alegre]], o bairro \u00e9 mais conhecido dentro da cidade por ter v\u00e1rias mans\u00f5es \u00e0 beira do Rio Jacu\u00ed.\n* [[Sans Souci (Eldorado do Sul)|Sans Souci]]\n* Centro Novo\n* Medianeira\n* Residencial\n* Progresso\n* Sol Nascente\n* Vila da Paz\n* Gua\u00edba Country Club\n* Parque das Ac\u00e1cias\n\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n[[Categoria:Bairros de Eldorado do Sul|*]]\n[[Categoria:Listas de bairros dos munic\u00edpios do Rio Grande do Sul|Eldorado do Sul]]"}]},"2839982":{"pageid":2839982,"ns":0,"title":"Ladislau Raffinsky","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Futebolista\n |nome = Ladislau Raffinsky\n |imagem = \n |imagem_tamanho = \n |imagem_legenda = \n |nomecompleto = \n |apelido = \n |nascimento_data = {{dni|23|4|1905|si|lang=br}}\n |nascimento_cidade = [[Miskolc]]\n |nascimento_pa\u00eds = [[Ficheiro:Flag of Austria-Hungary 1869-1918.svg|border|20px]] [[Imp\u00e9rio Austro-H\u00fangaro|\u00c1ustria-Hungria]]\n |nacionalidade = {{ROM}}\n |morte_data = {{morte|31|7|1981|23|4|1905}}\n |morte_cidade = [[Cluj-Napoca]]\n |morte_pa\u00eds = [[Ficheiro:Flag of Romania (1965-1989).svg|border|20px]] [[Rom\u00eania]]\n |altura = \n |peso = \n |p\u00e9 = \n |posi\u00e7\u00e3o = \n |jovemanos = \n |jovemclubes = \n |ano = \n |clubes = \n |jogos(golos) = \n |anoselecao = \n |selecaonacional = {{ROMf}}\n |partidasselecao = \n}}\n'''Ladislau Raffinsky''', tamb\u00e9m conhecido como '''L\u00e1szl\u00f3 Raffinsky''' ([[Miskolc]], [[23 de abril]] de [[1905]] - [[Cluj-Napoca]], [[31 de julho]] de [[1981]]), foi um [[futebolista]] [[Romenos|romeno]] que competiu na [[Copa do Mundo FIFA de 1930]].{{citar web|url=http://pt.fifa.com/worldcup/archive/edition=1/teams/team=43964.html|titulo=Sele\u00e7\u00e3o Romena na Copa do Mundo FIFA de 1930|autor=|data=|lingua2=pt|publicado=|acessodata=6 de agosto de 2010|obra=[[FIFA|Fifa.com]]|arquivourl=https://web.archive.org/web/20100503104742/http://pt.fifa.com/worldcup/archive/edition=1/teams/team=43964.html#|arquivodata=3 de maio de 2010|urlmorta=yes}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Sele\u00e7\u00e3o Romena de Futebol de 1930}}{{Sele\u00e7\u00e3o Romena de Futebol de 1938}}\n{{Esbo\u00e7o-futebolistarom}}\n{{Portal3|Futebol|Rom\u00eania}}\n\n{{DEFAULTSORT:Raffinsky, Ladislau}}\n[[Categoria:Futebolistas da Rom\u00e9nia]]\n[[Categoria:Jogadores da Copa do Mundo FIFA de 1930]]\n[[Categoria:Jogadores da Copa do Mundo FIFA de 1938]]\n[[Categoria:Naturais de Miskolc]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Bola-de-fut-campo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"}]}}}}